[an error occurred while processing this directive] Cidade Maluca. - Jornal do Leitor - O POVO ONLINE
cronica 19/12/2016 - 16h06

Cidade Maluca.

notícia 0 comentários

Tiago Geraldo Macedo Pena. 



Cidade Maluca.

   Comprei dois pneus novos para o meu carro, estava na promoção, também ganhei a montagem e o alinhamento. Aproveitei o embalo e fui direto à borracharia para trocar os pneus trazeiros do meu carro, como eu já havia trocado os dois pneus da frente meses antes faltava apenas os trazeiros. Eles não estavam assim tão ruins, aguentariam mais alguns meses, mas, como costuma dizer a minha esposa, " A sua paranóia não tem limites, tem carros por aí que os pneus tá só no capa e estão andando." Nisso ela tem razão, tem carros por aí em situações deploráveis, e continuam rodando. Veja bem amigo leitor, eu não devo basear a minha segurança na imprudência dos outros, no excesso de confiança alheia, por isso, meu exagero é compreensível é justificável. Mas não deixa de ser exagero é claro.
         De certa maneira, o nosso país está repleto de pessoas assim, que de modo inadequado expressão uma confiança imprudentemente cega, beirando o limiar da insanidade, colocando em risco a sua própria vida e a dos outros. Outra coisa muito comum de vermos é motoristas que além de andarem com seus veículos em péssimas condições, que é um risco enorme, acabam se embebedando, e, depois de embreagados querem sair dirigindo como se tudo estivesse na mais completa normalidade, se acham ainda melhores pilotos. Quando questionamos tais pessoas, elas  brigam, xingam, e são violentos, não respeitam a ninguém. Vejo muitas pessoas tendo esse tipo de comportamento depois de alguns copos de cerveja, eles entram em seus carros enfurecidos e saem a toda velocidade. O resultado quase sempre é o mesmo com todos eles, batem seus veículos, atropelam pessoas inocentes, tiram vidas inocentes, e eles mesmos, na maioria das vezes não sofre um arranhão, essa é a grande realidade do nosso dia a dia.
          Enquanto eu estou aqui pacientemente aguardando os pneus do meu carro serem trocados, em uma confortável sala de espera da borracharia com direito a máquinas de suco gelado e bolachas, tem pessoas por aí fazendo barbáries no volante. Por isso sou a favor de leis cada vez mais duras, com multas cada vez mais pesadas, somente desse jeito é que alguns despertam do sono da imprudência. Não deveria de ser assim amigo leitor, no entanto, estatisticamente falando somos considerados péssimos motoristas, sem o mínimo de educação no trânsito. Em minha cidade, Sorocaba, temos o pior trânsito do Brasil, veja só amigo leitor, o pior trânsito do Brasil, é vergonhoso ter que expor minha cidade dessa forma, mas não sou eu quem diz isso, são os dados estatísticos de acidentes e aplicação de multas. Se você vier a Sorocaba fazer uma visita, " CUIDADO " existe um radar a cada esquina, em cada canto, pronto a te fotografar, o nosso cartão de visitas, poderá ser uma multa.
         Talvez exista outras cidades piores por esse meu Brasil, mas ainda não chegou ao meu conhecimento lugar pior do que este para dirigir. Enquanto escrevo essa crônica por exemplo, da sala de espera onde estou contemplo a avenida Itavuvu, uma das mais movimentadas avenidas da zona norte de Sorocaba, e não exagero quando digo que uma infinidade de quase acidentes aconteceram durante o tempo que estou aqui. Motoristas apressados em chegar sei lá onde, outros que furam o sinal vermelho, outros que abusam na velocidade da pista, isso está acontecendo agora, neste exato momento em que escrevo essa crônica. Ninguém mais se assusta com o que acontece lá fora, estamos tão acostumados às imprudências que parecem que elas se tornaram normais, o anormal neste caso, que chama a atenção é quando algum motorista faz o certo no transito. Acabam tendo que ouvir xingamentos tais como os que ouvi vindo para a borracharia.
         Não quero dizer com isso que sou o melhor motorista do mundo, longe de mim querer ser o melhor, entretanto, em mais de seis anos dirigindo pelas ruas desta cidade maluca, nunca levei uma multa, seja por excesso de velocidade ou por qualquer outra infração, isso por si só já é uma grande vitória. Na medida do possível eu tento fazer valer o que aprendei na auto escola e no curso de CFC, e acredito que um cidadão melhor é aquele que começa a mudança em si mesmo . Quando mudamos nossas atitudes erradas em atitudes certas, significa que estamos prontos para influenciar a outras pessoas a mudarem também. Meu tempo de espera na borracharia acaba de terminar, agora é hora de ir para casa, sem presa de chegar e sem culpa é sem medo de se feliz.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

COMO COLABORAR

  • 1

    Participe você também

    Envie sua colaboração para o email: jornaldoleitor@opovo.com.br e seu texto estará no Jornal do Leitor Online

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do O POVO Online

Powered by Feedburner/Google

O POVO Notícias | Jornal do leitor O POVO | Cronicas O POVO