[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Hospital de Messejana suspende cirurgias em crianças por falta de suprimentos médicos | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
CARDIOPATIA CONGÊNITA 02/12/2015 - 20h25

Hospital de Messejana suspende cirurgias em crianças por falta de suprimentos médicos

Médicos do setor de Cardiologia Pediátrica também paralisaram as atividades por conta de salários atrasados
notícia 5 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18847, 'email': 'lucasmota@opovo.com.br', 'nome': 'Lucas Mota'}
Lucas Mota lucasmota@opovo.com.br
MAURI MELO/O POVO
Pelo menos três crianças não foram operadas por conta do problema

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes precisou suspender as cirurgias no setor de Cardiologia Pediátrica, durante a terça-feira, 1º, e a tarde desta quarta-feira, 2, por falta de medicamentos e insumos básicos. O POVO Online apurou que nove médicos que atuam na enfermaria, no ambulatório e no ecocardiograma, ligados a cooperativas, também paralisaram as atividades na terça por falta de pagamento, ocasionando a suspensão do atendimento. Nesta quinta-feira, 3, os médicos pretendem realizar pelo menos uma cirurgia – normalmente são realizadas duas por dia.

A situação sobre a falta de suprimentos médicos foi denunciada ao Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), em documento datado do dia 1º de dezembro, que O POVO Online teve acesso. O órgão confirmou que a nota foi protocolada.


Procurada pelo O POVO Online, a Secretaria da Saúde do Estado admitiu "estoque restrito no hospital", mas afirmou que está concluindo a compra dos insumos. Sobre os cooperados, a Sesa informou que o pagamento dos profissionais de todas as cooperativas teria início nesta quarta.

Um médico da unidade, que preferiu não se identificar, disse que os profissionais estavam sem receber desde agosto, mas retornaram as atividades após reunião com a direção do hospital, que prometeu pagar os salários atrasados. Com isso, o atendimento funcionou normalmente nesta quarta. Segundo ele, a continuidade das suspensões vai depender dos suprimentos médicos.

"Hoje pela manhã teve cirurgia mais simples. Na parte da tarde, já faltou material. A falta de material pode comprometer a cirurgia de urgência. Hoje tinha uma com certa urgência, mas não deu. As eletivas já estão sendo sacrificadas", comentou. O setor da Cardiologia Pediátrica busca realizar duas cirurgias por dia, conforme relataram médicos da unidade. De terça para quarta, três crianças tiveram suas cirurgias suspensas.

Falta de materiais ocorre há três meses
Profissionais do Hospital de Messejana relataram que a falta de suprimentos médicos na Cardiologia Pediátrica já ocorre há, pelo menos, três meses. Segundo uma médica, que também preferiu não se identificar por medo de retaliação, o problema retarda o processo de recuperação das crianças cardiopatas.

"É um prejuízo grande. Sempre tem criança precisando de cirurgia cardíaca, que não pode esperar muito tempo. Só vão sair desta situação se operarem. Se deixar de fazer a cirurgia, você está retardando o processo", relatou a médica. Ela afirma que, apesar das dificuldades, nunca houve um caso extremo, como o óbito de uma criança. "Em momento algum deixamos de fazer atendimentos necessários de crianças em estados mais graves, na Unidade de Terapia Intensiva", completou.

Salários atrasados
Segundo os médicos, a diretora da unidade, Filadélfia Passos, assinou o processo de liberação do dinheiro para pagamento e se comprometeu a tentar junto ao Estado a reposição dos materiais. "Apesar disso, ainda não tem data de quando vamos receber o dinheiro. Talvez, semana que vem, mas não temos certeza. Vai depender de burocracias das Secretarias da Saúde e da Fazenda. Voltamos às atividades pela promessa do repasse do nosso salário", comentou uma médica.

espaço do leitor
THICIANE 03/12/2015 14:14
MEU CORAÇÃO DÓI MUITO MAIS A CADA DIA Q PASSA,POR SABER Q ESTAMOS NAS MÃOS DO NADA,MEU FILHO SE FOI QUANTOS MAIS IRÃO, PELO AMOR DE DEUS QUANTAS CRIANÇAS MAIS MORRERÃO E NINGUÉM FAZ NADA, NINGUÉM SE IMPORTA.POR QUANTO TEMPO TEREMOS Q ESPERAR," ESPERA AI", "FALTA POUCO"...NÃO TEMOS TEMPO,NEM UM POUCO DE TEMPO...NÃO PODEMOS ESPERAR...NOSSA CORRIDA É CONTRA O TEMPO. THICIANE GADELHA MÃE DE SAMUEL GADELHA - 2 MESES E 22 DIAS - FOI PARA JUNTO DE DEUS DIA 08/11/2015 - 1 PROCEDIMEN
David Coelho da Costa Filho 03/12/2015 06:01
Falta respeito ao ser humano, uns brigam pelo poder outros para viver. Ministério da Saúde não paga médicos, hospitais e laboratórios.
Bel 02/12/2015 23:33
ESSES MALAS SEM ALÇA SÃO SOMENTE DO NOSSO CEARÁ, ESTADO POBRE E MISERÁVEL, PASSAGEM AÉREA
Bel 02/12/2015 23:28
SOUBE QUE ESTÁ OCORRENDO EM BRASÍLIA UMA CONFERÊNCIA DE SAÚDE, UMA FARRA DE MAIS 100 PASSAGENS AÉREAS, TURISMO AS CUSTAS DE NOSSOS IMPOSTOS, PRECISAMOS URGEEEEEEENTEMENTE DE UMA PROMOTORIA DE DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA FEDERAL, NÃO SE PODE TER MAIS INSTITUIÇÕES DIRIGIDAS POR UMA PESSOA EGOCENTRISTA, PROMOTORIA FEDERAL DE DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA
Gugu 02/12/2015 21:33
PARA OS GOVERNATES SAUDE, SEGURANDA E SANEAMENTO BÁSICO NÃO DÃO VOTO, POR ISSO QUE VIADUTOS, CENTRO DE CONVENÇÕES, ASFALTOS SÃO OBRAS QUE DÁ VOTOS, ISSO NOS BAIRROS RICOS, PORQUE NA PERIFERIA CONTINUA UM LIXO. MAS NAS CAMPNHAS ELEITOREIRAS SÃO AQUELAS PROMESSAS MENTIROSAS QUE IRÃO TRANSFORMAR O ESTADO NUM PARÍSO. BANDO DE HIPÓCIRTAS. FALTA DE CONDIÇÕES EM HOSPITAIS, É FALTA DE RESPEITO COM A VIDA DO SER HUMANO. COMO ELES TÊM PLANOS DE SAÚDE, AS PESSOAS QUE SE VIREM.
5
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>