[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] IJF realiza ação de comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
IV Campanha 28/08/2015 - 12h18

IJF realiza ação de comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

A idéia é conscientizar e alertar a sociedade sobre os prejuízos causados pela dependência da Nicotina %u2013 substância presente no cigarro
notícia 0 comentários
Compartilhar

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece neste sábado, 29, o Instituto Doutor José Frota (IJF) realiza nesta sexta-feira, 28, das 7h às 17h, IV Campanha de Combate. A idéia é conscientizar e alertar a sociedade sobre os prejuízos causados pela dependência da Nicotina – substância presente no cigarro.

Responsável pela principal causa de morte evitável no planeta estima-se que um terço da população mundial seja dependente do tabaco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de nicotina mata mais do que o álcool e a cocaína juntos.

De acordo com o clínico geral Dr. Vitor Sarmento, a dependência da nicotina é considerada mais difícil de suspender do que outras drogas. "Devido ao alto grau de prazer que a nicotina proporciona, ela se torna muito mais difícil de ser retirada da rotina do fumante", afirma Vitor.

Criado na há mais de 20 anos, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Tratamento

Suspender o consumo é o principal desafio para os fumantes. Dessa maneira, o tratamento do tabagismo deve ser acompanhado por um profissional médico com a intenção de orientar e tratar possíveis crises de abstinência.

De acordo com o médico Vitor Sarmento, a suspensão de alguns hábitos que lembram o consumo do cigarro é essencial para a suspensão. "Caso o fumante fume todas as vezes que bebe café, a ideia é que ele também pare de tomar o líquido", ressalta.

Além disso, segundo Vitor, retirar o cigarro de maneira abrupta é o ideal para largar o vício. "Para conseguir parar de vez é necessário retirar o cigarro de uma vez. "Tem que interromper logo. “Não adianta ir diminuindo o consumo porque se não a tendência de voltar ao vício é bem maior”, afirma.

Segundo dados divulgados pelo ministério da Saúde, trabalho em grupo com atividades psicológicas e a prática de atividades físicas é essencial para largar o vício. Entretanto, para médicos especialistas, somente isso não é necessário. Segundo o clínico geral, os usos de medicamentos controlados são muitas vezes indicados para combater o vício.

Legislação

Diante dos riscos que o tabaco pode proporcionar para as pessoas foi estabelecida a Lei Antifumo (lei nº 12.546/11). De acordo com o texto, a determinação proíbe o ato de fumar em ambientes coletivos, públicos ou privados, como restaurantes, clubes e locais que possuem cobertas

A determinação afetas até mesmo locais parcialmente fechados e determina a retirada dos fumódromos e propagandas de cigarro de pontos públicos. Em caso de descumprimento dessa lei, os estabelecimentos podem ser multados.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>