[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Detentos cearenses divulgam vídeo pedindo melhorias no sistema penitenciário | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
em Itaitinga 15/03/2015 - 16h58

Detentos cearenses divulgam vídeo pedindo melhorias no sistema penitenciário

Os internos citam dificuldades na unidade penitenciária como a falta d'água e problemas com o tratamento das visitas. As imagens passaram a circular neste domingo
notícia 9 comentários
Compartilhar

Em um vídeo supostamente gravado de dentro de uma cela da Casa de Privação Provisória CPPL IV (CPPL IV), em Itaitinga, presos pedem melhorias no sistema carcerário. Os internos citam dificuldades na unidade penitenciária, como a falta d’água e problemas com o tratamento das visitas. As imagens passaram a circular neste domingo, 15, por meio das redes sociais.

No vídeo, os presos aparecem pedindo o apoio dos amigos que estão fora das penitenciárias para que divulguem as imagens nas redes sociais.

 

Em forma de protesto, eles começam a cantar uma música sobre a situação do sistema penitenciário do Ceará, e relatam que dentro da CPPL IV, as visitas não teriam um tratamento digno. Além disso, estariam sem água.

Ainda na gravação, a música comenta sobre uma série de “parceiros” dos bairros Pirambu, Bela Vista, Jardim Guanabara, Barra do Ceará e Colônia. Eles citam a existência um fuzil AK-47 na comunidade do “Alto do Bode” e de pistolas calibre .40 com outras pessoas citadas na música.

O Primeiro Comando da Capital (PCC), que é uma facção criminosa criada originalmente em São Paulo, também é citado na canção.

O autor da música se identifica como “Raí do Guanabara” e crítica a situação da falta d’água dentro do presídio, inclusive perguntando se o diretor da CPPL IV tem um coração. Ainda no trecho, o interno faz uma rima afirmando que não são porcos.

Coletivos incendiados

Em nenhum momento do vídeo ou na letra da música os detentos citam os ataques aos ônibus em Fortaleza e Região Metropolitana. Entretanto, neste ano foram registrados sete ataques a coletivos.

E, em dois casos, foram deixados bilhetes e cartazes pedindo melhores condições para o sistema carcerário. Somente na última sexta-feira, 13, quatro coletivos foram queimados. Os casos ocorreram no Jardim Fluminense, Aracapé ,

Conjunto Timbó (Maracanaú) e Vicente Pinzón.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira, divulgou ainda na última sexta, 13, a prisão de Francinei Nobre da Silva, 42, que foi apontado como o responsável por articular os ataques, junto de dois detentos do sistema prisional. Ainda de acordo com o Delci Teixeira, a prisão foi realizada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

Os responsáveis por executar as ordens continuam sob ingestigação. A SSPDS estaria em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) para chegar a uma solução em relação aos ataques comandados de dentro dos presídios. A participação do PCC também está sendo investigada.

Confira alguns trechos da música

Se liga na minha rima, presta atenção. Tô na CPPL IV com uma ruma (SIC) de ladrão. Tamo (SIC) aqui no sofrimento e não vou falar mais nada. Estão desrespeitando a visita e tá faltando água. Como é que se vive assim? Não somos porco (SIC) não, se liga ai diretor, pensa ai no coração.  Tu não tem coração? (...)  Estamos aqui ó meu amigo, a gente vai sofrer, mas a gente é guerreiro vamos se levantar, logo o alvará ( se referendo ao alvará de soltura) vai cantar.  (...) Um alô para o PCC (Primeiro Comando da Capital) (...)

Sejus

A Secretaria da Justiça e Cidadania informou que o vídeo está sendo analisado pela Coordenadoria de Inteligência (Coint). "Constatada a veracidade das imagens, os internos passarão por procedimentos administrativos cabíveis', completa a pasta, em nota.

Sobre o fornecimento de água, a Sejus diz que carros-pipa abasteceram a unidade durante todo o fim de semana, garantindo a água necessária aos internos.

 

Veja Vídeo

 

 

 

                                                                                        Jéssika Sisnando

Compartilhar
espaço do leitor
sustiça 05/11/2015 15:15
ta faltando so agua ñ era pra ter nada pra esses canalhas matan pai de familia roubam salario q ja ñ e grande coisa vao todos pro inferno
catia 29/07/2015 12:52
Isso é errado eles tanho preso mais eles são serumano igual a nós e a vocês também.
Lucas da Silva Bezerra 24/03/2015 14:04
Presidiário tbm é Cultura só que num Sistema Falído! "Tamuh aqui no sofrimento e não vou dizer mais nada, estão desrespeitando as visitas e tbm faltando água, como se vive assim nos não somos Porco Não... Sou Ray do Guanabara" #CadêOzDireitosRumanos?
luiz 24/03/2015 03:56
Sensibiliza e o caralho, ladrão paía, ladrão não esse é um laranja , esse Ray , Deus é justo só o que eu digo .
lm 16/03/2015 21:44
Olá solidariedade aos detentos e visitantes do CPPL IV. Sabemos que os detentos devem pagar pelo erro! Mas devem ser tratados como seres humanos! Eu sou visitante Auri Moura Costa, ficamos no sol ou debaixo de chuva até poder entrar e WC uma pocilga que Falta respeito. Pág imposto temos direitos
Ver mais comentários
9
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>