[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Motoristas e cobradores paralisam as atividades no terminal da Messejana | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
NESTA MANHÃ 19/01/2015 - 11h16

Motoristas e cobradores paralisam as atividades no terminal da Messejana

Trabalhadores reivindicam reforma da área de descanso. Um problema na tubulação do ponto de apoio do terminal foi registrado e ainda não há previsão de reparo
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18987, 'email': 'amandaaraujo@opovo.com.br', 'nome': 'Amanda Ara\xfajo'}
Amanda Araújo amandaaraujo@opovo.com.br
divulgação
Reforma deveria começar nesta segunda-feira, 19, conforme o Sintro
Compartilhar

Atualizada às 11h50min

Motoristas e cobradores do terminal de Messejana paralisaram as atividades durante uma hora, na manhã desta segunda-feira, 19. Os ônibus no local ficaram fora de circulação de 9h30min até as 10h30min em protesto contra a insalubridade do ponto de apoio dos trabalhadores, conforme informações do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE).

“Existe um ponto de apoio no terminal, que conseguimos depois de muita luta e negociação, mas o local é precário. Desde a sua construção não há reforma, inclusive, está interditado”, explica Domingo Neto, presidente do Sintro. A categoria reivindica melhores condições nos pontos de apoio de todos os terminais, além da construção de novos pontos no final das linhas.

Segundo Domingo Neto, hoje terminava o prazo máximo para o início da reforma no ponto de apoio do terminal de Messejana. “Por conta disso, cerca de 300 trabalhadores do local, entre motoristas e cobradores, resolveram cruzar os braços para chamar atenção dos empresário e pode público. Novas paralisações podem ocorrer se o problema não for resolvido”, enfatiza o presidente.

A Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (Etufor) informou que “está tomando as providências necessárias para a realização da reforma” dos pontos de apoio, mas diz que o estado dos equipamentos “foi motivado pela má utilização dos próprios motoristas, cobradores e fiscais”.

“Até que as melhorias sejam viabilizadas, a Etufor informa que o terminal possui banheiros de uso público que também podem ser utilizados pelos operadores”, explicou a empresa, em nota. Além disso, a Etufor frisou discordar com as paralisações dos trabalhadores, “pois o fechamento do terminal prejudica o direito de ir e vir da população”.

O superintendente técnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus-CE), Pessoa Neto, confirmou que houve um problema na tubulação do ponto de apoio do terminal de Messejana, mas ainda não há prazo definido para o reparo do equipamento.

“Até mesmo pelo mal uso, alguma tubulações entupiram e prejudicaram o uso do espaço. Como o local é um equipamento público, cabe à Etufor cuidar da manutenção do terminal. Trabalhamos para tentar agilizar esse processo”, completa.

Durante o protesto, dois funcionários do Sindiônibus paravam os ônibus na avenida jornalista Thomaz Coelho e indicavam que os passageiros descessem. Veja o vídeo:

 

 Insegurança
Além da insalubridade nos pontos de apoio, o Sintro cita o abandono dos terminais de ônibus em Fortaleza. “Os locais não têm limpeza adequada ou segurança, de noite os terminais ficam tomados por bandidos, que quebram paredes e sanitários”, defende Domingo Neto.

Para o presidente da categoria, o dinheiro que os trabalhadores pagam pela taxa anual de Renovação da Carteira Padrão não é utilizado corretamente. “Os motoristas e cobradores pagam e não recebem retorno, esse dinheiro deveria ser usado para as reformas dos pontos de apoio e aumento da segurança”, avalia.

A taxa anual paga por motoristas e cobradores para a renovação é de R$ 22, conforme o Sintro. No último dia 8 de janeiro, os trabalhadores de ônibus intermunicipais paralisaram as atividades de cinco linhas da empresa São Benedito. Uma des reivindicações também era referente à precaridade dos pontos de apoio.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>