[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Fotógrafo do O POVO ganha prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2014 | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Edimar Soares 12/11/2014 - 18h20

Fotógrafo do O POVO ganha prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2014

Edimar Soares é premiado com o título do trabalho, Reciclando Vidas. A foto retratou a cena ocorrida em jogo de futebol no estádio Arena Castelão
notícia 0 comentários
Edimar Soares/O POVO
Foto ganhadora do Prêmio Anamatra de Direito Humanos
Compartilhar

O Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2014 apresentou seus vencedores. Destaque para o fotógrafo do O POVO, Edimar Francisco Soares, um dos ganhadores do prêmio na subcategoria de fotografia.

Com o título do trabalho, Reciclando Vidas, a foto retratou a cena ocorrida em jogo de futebol no estádio Arena Castelão, em dia de jogo da Copa das Confederações, na qual uma trabalhadora, catadora de lixo reciclável, se encontra dentro de um container sem ser vista pelos torcedores que jogavam lixo sobre ela. A imagem evidencia a invisibilidade desses trabalhadores e suas condições degradadas de trabalho.

 

De acordo com Edimar, geralmente algumas de suas fotos são enviadas para participar de prêmios. Ele conta ainda que sempre fica na expectativa de ganhar alguma premiação.

A foto que venceu na subcategoria de fotografia no Anamatra, na época foi polêmica, mas não o impediu de levar o prêmio. Essa mesma foto foi ganhadora do prêmio de jornalismo da OAB-Ce. “Apesar do foco não ser aquele, mas sim cobrir a chegada dos torcedores ao estádio, não pude me privar de registrar aquele momento”, conta o fotógrafo.

Em sua 6º edição, a Anamatra recebeu 96 inscrições em categorias e subcategorias e tem como objetivo com o Prêmio valorizar e incentivar ações e atividades realizadas por pessoas físicas e jurídicas comprometidas com a promoção efetiva da defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho.

A diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Silvana Abramo, avaliou a qualidade dos trabalhos recebidos este ano e considera que o objetivo da Anamatra com a iniciativa mais uma vez foi cumprido. "A cada edição o Prêmio inova e agrega valores e novas ideias. Recebemos trabalhos relativos aos mais variados temas e de diversas regiões do país, demonstrando que o envolvimento, vigor e a criatividade de profissionais e organizações da sociedade civil na defesa intransigente dos direitos humanos e o compromisso com o combate às desigualdades no nosso país se fortalece permanentemente, não admitindo retrocessos e avançando cada vez mais", afirma

O vencedor em cada categoria/subcategoria receberá premiação em dinheiro no valor de R$10.000,00 e a estatueta inspirada no "Cilindro de Ciro", artefato de barro de 539 a.C, que tem sido valorizada positivamente por seu sentido humanista e é considerada a primeira declaração de diretos humanos da História.

A solenidade de premiação acontecerá no dia 27 de novembro, no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro (RJ).

 

Redação O POVO Online

 

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>