[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Plano Diretor Cicloviário tem projeto de lei enviado à Câmara | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
aprovação 12/11/2014 - 14h02

Plano Diretor Cicloviário tem projeto de lei enviado à Câmara

Projeto deve ser votado pela Câmara Municipal em caráter de urgência, segundo o presidente Walter Cavalcante. Durante coletiva, RC censurou ciclofaixas ''clandestinas''
notícia 1 comentários
FOTO: CHICO ALENCAR/ESPECIAL PARA O POVO
Compartilhar

A Prefeitura de Fortaleza apresentou, nesta quarta-feira, 12, o projeto de lei de implementação do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), em coletiva realizada no Paço Municipal. O projeto, que prevê a instalação de 153 km de rede cicloviária na capital cearense, será votado até o dia 30 de novembro, segundo o presidente da casa, Walter Cavalcante.

Durante a apresentação, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (Pros) fez um apelo aos movimentos que pintam ciclofaixas “clandestinas”. “Eu não sei qual foi o movimento que pintou asfalto pra fazer outra ciclofaixa mambembe lá (no Bom Jardim), mas eu convido vocês que tem essas idéias e estão a fim de ajudar a cidade a apresentar suas ideias”, explicou.

Segundo ele, essas ciclofaixas demandam recursos públicos que poderiam ser utilizados em outros pontos da cidade, mais necessitados. “Acaba apenando o asfalto que estava indo pro bairro pobre da cidade. Aquele asfalto é pra servir a pessoa pobre da cidade e outras áreas da cidade. A gente ter que pavimentar o local pintado de forma irregular, leva inclusive risco à segurança viária do local”, completou.

O plano, que será enviado por meio da Secretaria da Infraestrutura do Município (Seinf), foi elaborado em agosto de 2013 e foi concluído em setembro deste ano. O projeto prevê a implantação de 523 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em Fortaleza até 2030. Além disso, envolve a criação de uma unidade de gestão, vinculada à Seinf, apenas para a administração do PDCI e reavaliação dele a cada cinco anos.

Com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o PDCD deve receber ainda 2% de recursos da arrecadação da Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), o que corresponde a um total de R$ 53 milhões nos próximos 15 anos. O vereador Evaldo lima (PCdoB) ainda sinalizou a realização de uma audiência pública para discutir o plano com sociedade, mas ainda sem datas definidas.


Plano
Para incentivar uma mobilidade mais sustentável, com o uso da bicicleta, o PDCI inclui 4,3 km de “Passeio Compartilhado”, área da calçada que deve ser divida por pedestres e ciclistas, em locais como pouca circulação de pedestres, como Parque do Cocó. As informações foram repassadas pela coordenadora do PDCI, Sueli Rodrigues.

Outras proposta inclusa no projeto é a de “Zonas 30”, que devem ser implantadas a médio e longo prazo em locais como o Conjunto Ceará, Cidade 2000 e Centro. A ideia é reduzir a velocidade máxima permitida para 30km/h nessas zonas, uma maneira de assegurar a convivência entre veículos e bicicletas.

Redação O POVO Online com informações da repórter Thaís Brito

Compartilhar
espaço do leitor
Gervasio Trigueiro 12/11/2014 17:16
Mas porque será que o povo ainda sente saudade da loira bode? Porque aqui perto de casa todo mes tinha bandas de forro nas praças.E assim ela fazia dava cachaça e dança e o povo quer é diversão.Ja o atual Prefeito trabalha para crescer a nossa cidade.Como o povo é ruim.Petralias ladroes nunca mais.
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>