Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
nesta manhã 08/10/2014 - 11h41

Maraponga é o primeiro bairro diagnosticado em cinco vertentes de poluição

Prefeitura prevê que outros três bairros, Porangabussu, Messejana e Papicu, serão fiscalizados até 2018. Ação analisa nível de poluição sonora, visual, de efluentes, de resíduos e atmosféricos
notícia 1 comentários
foto: mauri melo/o povo

Atualizada às 12h50min

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) promoveu, durante a manhã desta quarta-feira, 8, a fiscalização de cinco vertentes de poluição em trechos do bairro Maraponga. As vias foram analisadas em nível de poluição sonora, visual, de efluentes, de resíduos e atmosféricos. O objetivo, conforme a pasta, é voltar ao local daqui a um ano e comparar os resultados, identificando formas de proteger o meio ambiente e a saúde da população.

Cada Célula de Fiscalização do órgão, responsável por cada poluição, realizará o mapeamento e vai estabelecer, dentro dos parâmetros ambientais, se a situação encontra-se adequada.  Equipes voltadas para a investigação de cada vertente da poluição foram distribuídas nos seguintes trechos das vias: Godofredo Maciel, Bélgica/Sebastiao de Abreu, Mônaco, Thecoslovaquia, Dinamarca, Hungria, Áustria, Via Férrea, São Benedito, Nereu Ramos, Gago Coutinho, Júlio Alcides, Colônia, Grécia, Albânia, Suíça, Holanda, Bibio Frota e Nigéria.

A ação inclui verificação da qualidade do ar, da regulamentação das placas indicativas, emissão de Co2 e identificação de pontos irregulares de lixo. A ideia, segundo a Seuma, é que com o diagnóstico sejam traçadas metas para, além de melhorar a qualidade do ar das vias, os veículos se adéquem às diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Qualidade do Ar (PNQA). Nos locais, serão implementados o Projeto RespirAR Melhor.

A Maraponga foi escolhida por ter em sua região, uma das principais lagoas de Fortaleza, conforme a Seuma, assim como os próximos bairros que devem receber o diagnóstico. O cronograma da Prefeitura prevê que a próxima blitz ocorra em janeiro de 2015, no Porangabussu. Em abril de 2015, é a vez da fiscalização na Messejana e em junho de 2015 no bairro Papicu. Caléndário segue até 2018.

Questionada sobre o espaço de tempo entre as blitz, a secreteria disse, por meio se sua assessoria, que o trabalho nãoé feito em apenas um dia, continuando após a ação princiapl. "Na Maraponga, por exemplo, vai durar até o final do ano. Hoje, são feitas as coletas, depois constatado o índice e após a certificação dos dados o trabalho de fiscalização para melhorar o índice que foi constatado na ação", explica a pasta.

Além do diagnóstico, a Seuma informou que realiza uma fiscalização diária de combate "a todo tipo de crimes ambientais, incluindo a poluição atmosférica". Denuncias podem ser feitas através do telefone (85) 3452 6923 ou site.

Veículos irregulares
Sobre o combate à poluição atmosférica relacionada aos veículos, a Secretaria informou que, por meio da Célula de Controle da Poluição Atmosférica, já realizou duas blitzes educativas com o objetivo de informar e orientar os condutores sobre emissão de fumaça escura.

De acordo com a secretaria, se o veículo parado na blitz for flagrado com emissões em nível acima dos limites estabelecidos na legislação, o mesmo será autuado.

O proprietário do veículo recebe então um Auto de Constatação, que estabelece um prazo para regularizar o veículo. Após essa regularização, o veículo deve ser submetido à inspeção veicular, em alguma empresa filiada ao Sindicato Nacional das Empresas de Inspeção de Segurança e Técnica Veicular (Sinav).

“Se o mesmo tiver resultado aprovado na inspeção veicular, deverá ir à Seuma para demonstrar que já houve a regularização do veículo e que o mesmo não está mais com emissões de gases poluentes acima do permitido pela legislação”, explica o órgão.

Redação O POVO Online com informações
do repórter Rômulo Costa, especial para O POVO

espaço do leitor
Antonio Dagmar 08/10/2014 15:31
A poluição atmosférica que mais se sente na Maraponga vem dos esgotos que exalam cheiros desagradabilíssimos e a CAGECE nunca resolve os problemas do sistema de esgotamento sanitário deste bairro.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>