Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
DOUTORADO EM HISTÓRIA 25/08/2014 - 14h34

Cearense ex-aluna de escola pública ganha bolsa de estágio em universidade da França

A bolsa é de três meses e Michelle vai atuar no Centro de Investigação e Estudos do Brasil Colonial Contemporâneo, em Paris. Ela nunca estudou em escola particular e recomenda dedicação para quem quer superar os desafios do ensino público
notícia 2 comentários
foto: arquivo pessoal
Michelle Ferreira Maia nasceu em Fortaleza e estudou em escolas públicas do Interior do Ceará

Com 30 anos e cursando doutorado na Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, a cearense Michelle Ferreira Maia tinha tudo para não entrar na faculdade. Morando em uma periferia de São Benedito, 332,4 km de Fortaleza, a filha de uma agricultora com um mecânico estudou em escolas públicas do Interior do Ceará e chegou a trabalhar como vendedora e recepcionista.

Com poucos recursos, ela hoje se orgulha de ter concluído a graduação de Licenciatura em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral. Agora, mais uma conquista foi alcançada e a doutoranda embarca para Paris no próximo dia 28, após receber uma bolsa de estágio na École Des Hautes Ètudes em Sciences Sociales, na França.

Para ela, a diferença gritante com o ensino particular foi superada com muito estudo e dedicação. “Eu era aluna da Escola de Ensino Fundamental e Médio João Batista Brandão e entrei na UVA em 2005. O que eu digo para quem quer se destacar é sempre enfrentar as dificuldade com a cabeça erguida. Encontrei muitas portas fechadas, mas insisti até elas abrirem”, relembra.

A bolsa é de três meses e Michelle vai atuar no Centro de Investigação e Estudos do Brasil Colonial Contemporâneo (CRBC). Ela voltou para Fortaleza, cidade onde nasceu, nesta semana, e acredita que a oportunidade "vai trazer uma discussão multidisciplinar sobre os milagreiros e assombrações do Ceará, pois o Centro é polo de pesquisas sobre a religiosidade brasileira".

“O meu lema como aluna é buscar conhecimento e cultura, acreditando que a educação é sempre o melhor caminho. E que é possível driblar as dificuldades encontradas no percurso”, defende a doutoranda.

Pesquisa
Segundo Michelle, a tese “Do estribo ao chão, Deus dá a salvação: Milagreiros e Assombrações no Ceará no Século XX” trata dos costumes, práticas e saberes sobre como lidar com a morte, além de investigar as previsões sobre os destinos da alma no interior do Ceará.

"Os milagreiros foram transformados em santos populares, recebendo manifestações de devoção em torno de seus túmulos. Além disso, abordo as assombrações, representadas aqui por um conjunto de narrativas que tratam a aparição de almas que regressam para assombrar seus familiares", pontua Michelle.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
José Alfredo 26/08/2014 09:11
Digno de comentários e de curtidas e de compartilhar em todos os meios de comunicação.
Sérgio 25/08/2014 21:27
Parabéns Michelle boa sorte na sua nova jornada!!!
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>