Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
a partir de quinta 01/06/2014 - 16h48

Policiais civis decretam estado de greve

notícia 9 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16400, 'email': 'marianalazari@opovo.com.br', 'nome': 'Mariana Lazari'})
Mariana Lazari marianalazari@opovo.com.br

Em assembleia realizada na tarde deste sábado, 31/5, policiais civis do Ceará decidiram instaurar estado de greve. Com a decisão, paralisações pontuais podem ser realizadas a qualquer momento e, a partir de quinta-feira, 5, a categoria pode decretar greve caso não haja negociação com o Governo do Estado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol-CE), Gustavo Simplício, a decisão foi tomada por não haver diálogo do Governo do Estado com a categoria. Desde dezembro do ano passado, o sindicato realiza a campanha Polícia Legal, que busca a valorização dos profissionais.

Simplício afirma que os policiais esperam pelo pagamento de salário de nível superior, condizente com a formação profissional. ''O governador dizia que para pagar teria que esperar a primeira turma entrar por concurso. Mas até hoje ele não reconheceu e recebemos salário de nível médio. Isso fez a categoria decidir pelo estado de greve. Procuramos um diálogo com o governador porque não tem como manter um policial civil de nível superior com salário de nível médio'', diz.

Além disso, pede-se a retirada dos xadrezes das delegacias - espaços que costumam ser superlotados e, muitas vezes, são cuidados por um único agente da Polícia Civil. ''É inadmissível essa situação'', frisa Gustavo Simplício. O presidente do sindicato pondera ainda que, por causa da baixa valorização, o efetivo policial está em declínio. Hoje, segundo ele, 2.566 policiais civis atuam no Ceará.

''Queremos garantir ao cidadão que caso o governador abra o diálogo, sente com a gente, com certeza a categoria do policial civil vai pensar primeiramente no cidadão. Não estamos sendo intransigentes. Só queremos conversar com o Governo'', destaca o presidente do Sinpol-CE.

Procurada pelo O POVO, a Polícia Civil informou, através da sua assessoria de comunicação, que ''não reconhece a greve e se por ventura ela acontecer, o Estado irá responsabilizar civil, administrativo e judicialmente os responsáveis pelo movimento visto que já existe jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) ''que determina que os agentes da segurança publica não podem fazer greve''.

espaço do leitor
Ribeiro Junior 02/06/2014 07:53
Não existe investigção na PC. Se não for por informantes que "deduram" os outros marginais a PC não presnderia ninguém. TODAS as investigações são na base do "entreguismo". Não há equipamentos para filmagens, escutas, campanas etc. Sem o mínimo de tecnologia, não há como investig
Ribeiro Junior 02/06/2014 07:51
As reinvidicações são mais que justas. A PC do Ceará está sucateada, sem viaturas para trabalhar, armas, coletes, material para investigar e, principalmente, EFETIVO. O contingente policial de hoje é menor que em 1984. Hoje, no Ceará, só fica preso se for em flagrante, pois não há um mínimo de inv
Gustavo Simplicio 02/06/2014 07:41
O povo está vendo.
Gustavo Simplicio 02/06/2014 07:40
Não é com ameaças que vão sufocar nosso movimento, infelizmente é assim que esses governo age desde 2007, mas o poço está vendo quem tem razão, um lado procurando o diálogo desesperadamente e o outro lado ameaçando os líderes publicamente.
ivanovitch 01/06/2014 23:55
uma vergonha! um estado que nao valoriza os profissionais de segurança publica é um estado que nao prioriza a segurança do cidadao e nem respeita seus direitos tutelados pela constituição. em suma, é um estado irresponsavel!!!!!!
Ver mais comentários
9
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>