Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
2013-2014 03/04/2014 - 15h34

Fortaleza registra queda de 76% nos casos de dengue no trimestre

notícia 0 comentários

Fortaleza reduziu o número de casos de dengue em 76% na comparação do primeiro trimestre de 2014 (240 notificações) com o mesmo período do ano passado (1.031 casos). Os dados foram apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Por meio de sua assessoria, a SMS informa que o número ainda pode ser alterado devido a confirmação de casos das semanas anteriores e retirada das duplas notificações. "Um caso pode levar até 60 dias para ser confirmado", afirmou. 

Ações de prevenção e combate foram destacadas pelo gerente da célula de Vigilância Ambiental e de Riscos Biológicos, Nélio Morais, para a mudança de cenário.

Entre as iniciativas, o gerente citou a territorialização dos agentes comunitários de endemias, "que foram fixados permanentemente em áreas específicas permitindo um melhor conhecimento da região e uma atuação mais eficaz no estudo do comportamento de insetos e vetores da área".

Nélio destacou ainda a notificação e análise dos casos, que passaram a ser realizados na própria regional, "contribuindo com um fluxo de informação ágil e favorecendo as ações desenvolvidas". 

"E corte de transmissão precoce, por meio do deslocamento de servidores da Central Ultra Baixo Volume (UBV) com bombas costais para aplicação de inseticidas e eliminação dos vetores infectados", explica o gerente da Célula de Vigilância Ambiental.

Cuidados da população
Os principais depósitos com foco da dengue em Fortaleza são do tipo A2 (potes, tambores, tanques etc) e os "inservíveis" (materiais descartáveis - copinhos, vasilhames, garrafas, materiais plásticos etc), segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti - mosquito transmissor da doença (LIRAa). Por isso, a SMS reforça cuidados:

- Pelo menos uma vez por semana, o dono do imóvel deve fazer uma supervisão na casa para eliminar os depósitos que acumulam água;
- Deve observar as calhas que podem estar entupidas;
- Remover o lixo que fica acumulado no quintal, colocando-os em recipientes adequados e levando-os à calçada no dia programado para a coleta.

Sintomas e cuidados
Os principais sintomas da dengue são: febre, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele, dor retro-orbitária (no caroço dos olhos), náuseas, vômito e, em alguns casos, fenômenos hemorrágicos. 

Em caso de suspeita de dengue, a população deve ir até o posto de saúde para receber atendimento médico e orientações para recuperação da enfermidade.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>