Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
20/02/2014 - 21h24

Começa a aplicação de multas em faixas exclusivas na avenida Bezerra de Menezes

notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18917, 'email': 'romulocosta@opovo.com.br', 'nome': 'R\xf4mulo Costa'})
Rômulo Costa romulocosta@opovo.com.br

Os condutores que desrespeitam a faixa exclusiva para coletivos da avenida Bezerra de Menezes começaram a ser multados nesta quinta, 20. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) faz fiscalização usando quatro câmeras em cada sentido da avenida. As faixas são destinadas ao tráfego de ônibus, vans, táxis e transporte escolar. A punição é de R,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Ontem, alguns condutores estavam desinformados sobre a aplicação das multas. O motorista Edmilson Furtado, 47, era um deles. Segundo ele, a medida vai obrigar os motoristas a respeitas o espaço dos coletivos. “Agora o pessoal vai respeitar. Eles mudam quando começa a pesar no bolso”, disse.


O empresário Rogério Silva, 37, disse que as infrações acontecem principalmente no início da manhã e no final da tarde. Segundo ele, nos horários de maior movimento, alguns condutores utilizam as faixas exclusivas como para fugir dos congestionamentos. “Os motoristasfazem ultrapassagens pela faixa e acabam atrapalhando a passagem dos ônibus”, declara.


Para o taxista Victor Ricardo Braga, 48, a fiscalização eletrônica é importante, mas falta a presença de agentes da AMC. “Eles deveriam ficar aqui pelo menos nos horários de maior movimento. Com os guardas, as pessoas respeitam mais”, opina.


De acordo com o taxista Francisco Magalhães, 52, o desrespeito vem dos motoristas de ônibus. Ele diz acessar a faixa exclusiva para fazer conversões à direita é difícil, porque os coletivos não dão passagem. “Depois que criaram a faixa, eles se acham os donos. Percebo que existe muita arrogância”.


Fiscalização
De acordo com a AMC, as câmeras de fiscalização estão dispostas ao longo da avenida a uma distância de 300 metros. Serão multados os condutores que forem flagrados trafegando pela faixa por duas câmeras consecutivas.


Segundo Venício Sales, chefe da fiscalização eletrônica, a recomendação é que os motoristas só usem a faixa uma quadra antes de realizar conversão à direita ou estacionar. Os condutores devem passar pela área pontilhada.


Ele reforça que a implantação da faixa exclusiva foi tomada para facilitar a locomoção dos coletivos. “Estamos priorizando o transporte público. Os passageiros precisam de pontualidade e essa medida está garantindo isso”, afirmou.


O órgão enviou 10 mil notificações educativas durante o primeiro mês de implantação das faixas exclusivas. A expectativa do órgão é que, com o início das multas, as infrações diminuam. “A maioria dos motoristas já seguem as nossas orientações, mas existem aqueles que só vão respeitar quando sentir o impacto das multas”, afirma.

SAIBA MAIS
A faixa exclusiva para ônibus funciona de segunda a sexta-feira, das 5h às 21 horas, e aos sábados, das 5h às 16 horas. Em domingos e feriados, o trânsito é livre.
Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), antes da implantação das faixas exclusivas, os ônibus trafegavam pela avenida Bezerra de Menezes com velocidade média de 13 km/h.
Com o espaço exclusivo, os coletivos agora passam pela via com 26,72 km/h, em média.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura deve entregar o BRT (Bus Rapid Transit) do Antônio Bezerra ao Centro em agosto. Com o sistema, será criado um corredor exclusivo para transporte público com embarque e desembarque feito pelo lado esquerdo dos veículos.
Atualmente, a via está no Sistema Rápido de Ônibus (BRS, da sigla em inglês).

espaço do leitor
edvando 18/12/2014 23:27
cade a ambulancia na lista? em que lugar fica saúde nessa nossa sociededa? a sirene só se usa em casos graves, mas tem pacientes que são transportados para exame por exemplo que necessitam chegar na hora marcada, aí com esse transito como fica? paciência!
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>