[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Fortaleza prepara profissionais de saúde para controle do sarampo | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
surto de sarampo 28/01/2014 - 11h55

Fortaleza prepara profissionais de saúde para controle do sarampo

Sesa promove aulão sobre sarampo para cerca de mil gestores
notícia 0 comentários
Foto: Mauri Melo/ banco de dados O POVO
Compartilhar

Ante o surto de sarampo registrado em Fortaleza, a Secretaria de Saúde do Ceará promove nesta terça-feira, 28, aulão para preparar profissionais de saúde para o controle da doença.

Ao todo, mil gestores da área, médicos e enfermeiros de unidades básicas e de hospitais públicos e particulares de Fortaleza e da região metropolitana, divididos em duas turmas de 500, participam da iniciativa.

De acordo com a secretaria, o objetivo é apresentar a atual situação epidemiológica do sarampo em todo o mundo, no Brasil e especificamente no estado; abordar a vigilância epidemiológica de casos considerados suspeitos; tratar dos aspectos clínicos da doença; e destacar a importância do diagnóstico e da imunização.

 

Dados da secretaria indicam que 75 casos suspeitos de sarampo foram notificados até o dia 24 de janeiro. Destes, dez foram confirmados por critério laboratorial, dez são suspeitos e 55 foram descartados pelos critérios clínico e laboratorial. Dos casos confirmados, seis são em menores de 1 ano de idade.

Na segunda-feira, 27, postos de saúde em Fortaleza iniciaram uma campanha de vacinação contra sarampo em crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Os casos da doença na cidade foram registrados depois de 15 anos sem nenhuma notificação em todo o estado.

O chamado dia D da campanha será no próximo sábado, 1º, com a vacinação ampliada para postos de saúde de 14 municípios da região metropolitana: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama.

Durante a vacinação, crianças vão receber a vacina tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba e faz parte do calendário básico da vacinação. A expectativa é imunizar 160.551 crianças só em Fortaleza. Incluindo os 14 municípios da região metropolitana, a número aumenta para 246.036 crianças.

Segundo a Secretaria de Saúde, os casos confirmados em Fortaleza apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, estados vizinhos como Pernambuco e Paraíba, além de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina também estão com registros de casos.

 

EBC

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>