[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Prefeitura promete mais ciclofaixas em Fortaleza | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Mobilidade Urbana 10/01/2014 - 15h06

Prefeitura promete mais ciclofaixas em Fortaleza

Roberto Cláudio afirmou que as novas ciclofaixas serão implantadas ainda neste semestre e ligarão a área Sul da cidade ao Centro
notícia 10 comentários
{'grupo': 'Bolinha', 'id_autor': 16316, 'email': 'thadeu@opovo.com.br', 'nome': 'Thadeu Braga'}
Thadeu Braga thadeu@opovo.com.br
Fotos: Banco de Dados/ O POVO
Ciclofaixa na rua Canuto de Aguiar
Compartilhar

Motivo de grande discussão nas redes sociais, as ciclofaixas instaladas nas ruas Ana Bilhar e Canuto de Aguiar, em Fortaleza, também percorrerão os asfaltos da área Sul da Cidade até o Centro, ainda neste semestre. A informação é do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

"Já temos duas ciclofaixas estabelecidas. A decisão nossa é colocá-las em áreas que escoem trânsito de bicicleta de trabalhadores da área Sul da cidade para o Centro da cidade. Preferimos priorizar nesse primeiro semestre as ciclofaixas que façam o sentido Sul-Norte da cidade. Iremos continuar fazendo isso, com compromisso de planejá-las antecipadamente", disse o prefeito nesta quinta-feira, 9, em entrevista ao programa Trem Bala, da TV O POVO.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), o órgão aguarda a conclusão dos estudos do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), para começar a implantar as ciclofaixas nas vias da cidade. As ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz já têm estudos para receber uma ciclofaixa, informou a AMC. De acordo com a Seinf, o prazo para execução do PDCI é em julho deste ano, quando será apresentado um programa de implantação de novas ciclovias e ciclofaixas.

Fortaleza possui aproximadamente 74 km de ciclovias entre municipais, estaduais e federais. Segundo a Seinf, estão previstos nos projetos de requalificação viária em implantação cerca de 40km de novas ciclovias.

Política Nacional de Mobilidade Urbana

Um dos principais pontos da Política Nacional de Mobilidade Urbana, em vigor desde abril de 2012, trata dos transportes não motorizados, entre eles, a bicicleta.

De acordo com a socióloga Aline Marques, uma das maiores preocupações do ciclista, e do aspirante a ciclista, é a segurança. "Se engana quem pensa que é na vulnerabilidade social que está o maior peso. O maior problema em utilizar a bicicleta como meio de transporte é ela não ser encarada como tal pelos demais agentes do trânsito", disse a socióloga.

Aline, que também é ciclista, ressalta que a bicicleta é um meio de transporte, e suas regras e seus direitos precisam ser respeitados. "Tenho essa percepção todos os dias quando os motoristas gritam (por vezes me dando um baita susto) e me mandam sair da rua, ou me fecham, como se eu tivesse tomando a força um local que não é meu. Isso não é verdade. O código brasileiro de trânsito enxerga a bicicleta como um modal", afirmou.

Ana Bilhar

Alvo de críticas por conta de congestionamento, a AMC avalia proibir "parcialmente" o estacionamento do lado esquerdo da rua Ana Bilhar (o lado direito da via já é proibido), onde uma ciclofaixa percorre a via. Segundo a AMC, a restrição seria "flexível", em determinados locais e horários.

Ciclofaixa na rua Ana Bilhar

 

 

 

 

 

 

 

Protesto

Uma manifestação em favor das ciclofaixas foi marcada no Facebook para ocorrer na próxima quarta-feira, 15, às 18 horas. O evento percorrerá a rua Joaquim Nabuco, partindo da avenida Antônio Sales e indo até a Beira Mar.Entre as reivindicações, o protesto pede a implantação imediata das ciclofaixas nas ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz.

Um dos organizadores do evento, o empresário e arquiteto Paulo Angelim escreveu sobre o objetivo do protesto e fez um convite aos ciclistas de Fortaleza.

"O objetivo é que todos os motoristas que passem vejam como somos significativos e expressivos em número. E que merecemos ter nossos direitos de ciclistas atendidos. Não interessa onde você mora em Fortaleza. Se você ama pedalar e acha que Fortaleza inteira precisa evoluir na questão das ciclovias e ciclofaixas, você precisa estar neste evento", disse Paulo Angelim.

Confira os principais pontos da Política Nacional de Mobilidade Urbana:

- Prioridade dos modos de transporte não motorizados e dos serviços públicos coletivos sobre o transporte individual motorizado
- Restrição e controle de acesso e circulação, permanente ou temporário, de veículos motorizados em locais e horários predeterminados
- Estabelecimento de padrões de emissão de poluentes para locais e horários determinados, podendo condicionar o acesso e a circulação aos espaços urbanos sob controle
- Possibilidade de cobrança pela utilização da infraestrutura urbana, para desestimular o uso de determinados modos e serviços de mobilidade. A receita deverá ser aplicada exclusivamente em infraestrutura urbana destinada ao transporte público coletivo e ao transporte não motorizado e no financiamento do subsídio público da tarifa de transporte público
- Dedicação de espaço exclusivo nas vias públicas ao transporte público coletivo e a modos de transporte não motorizados
- É direito dos usuários participar do planejamento, da fiscalização e da avaliação da política local de mobilidade urbana

Compartilhar
espaço do leitor
Marcos Fortaleza 10/01/2014 22:14
Estas ciclovias nao sao utilizadas por trabalhadores. Quando sao utilizadas sao por ricassos que tem bicicletas de mais de r$ 10.000,00, so beneficia a um grupinho de pouco mais de 15 pessoas somente esporadicamente pois so utilizam a noite uma vez por mes.
Alexandre Maciel 10/01/2014 22:11
Somente duas ciclofaixas? Jornal O POVO, eu moro no centro, nas proximidades do shopping benfica, e sei que na Benjamin Brasil também há uma ciclofaixa. Com ela, pois, são, no mínimo, 3. Parem de olhar só para a Varjota/Aldeota.
Marcos Fortaleza 10/01/2014 22:09
Sera que este tipo de evento gera publicidade para imobilaria?
Marcos Fortaleza 10/01/2014 22:04
Vao multar tambem os pedestres que utilizarem as ciclovias para caminhar. Vao multar os pedestres que forem caminhar na beira mar, porque a beira mar eh exclusivo dos ambulantes. Vao trazer tambem da india cicloambulancias e cicloviaturas.
Marcos Fortaleza 10/01/2014 22:02
As proximas ciclovias serao na pista do aeroporto pinto martins, outra entre os dois paredoes da praia de iracema por cima do mar e a outra sera na monsenhor tabosa indo e voltando. Vao aprovar tambem uma lei multando os ciclistas que usarem as vias de veiculos ao inves das ciclovias fantasmas.
Ver mais comentários
10
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>