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Motivo de grande discussão nas redes sociais, as ciclofaixas instaladas nas ruas Ana Bilhar e Canuto de Aguiar, em Fortaleza, também percorrerão os asfaltos da área Sul da Cidade até o Centro, ainda neste semestre. A informação é do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
"Já temos duas ciclofaixas estabelecidas. A decisão nossa é colocá-las em áreas que escoem trânsito de bicicleta de trabalhadores da área Sul da cidade para o Centro da cidade. Preferimos priorizar nesse primeiro semestre as ciclofaixas que façam o sentido Sul-Norte da cidade. Iremos continuar fazendo isso, com compromisso de planejá-las antecipadamente", disse o prefeito nesta quinta-feira, 9, em entrevista ao programa Trem Bala, da TV O POVO.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), o órgão aguarda a conclusão dos estudos do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), para começar a implantar as ciclofaixas nas vias da cidade. As ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz já têm estudos para receber uma ciclofaixa, informou a AMC. De acordo com a Seinf, o prazo para execução do PDCI é em julho deste ano, quando será apresentado um programa de implantação de novas ciclovias e ciclofaixas.
Fortaleza possui aproximadamente 74 km de ciclovias entre municipais, estaduais e federais. Segundo a Seinf, estão previstos nos projetos de requalificação viária em implantação cerca de 40km de novas ciclovias.
Política Nacional de Mobilidade Urbana
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Um dos principais pontos da Política Nacional de Mobilidade Urbana, em vigor desde abril de 2012, trata dos transportes não motorizados, entre eles, a bicicleta.
De acordo com a socióloga Aline Marques, uma das maiores preocupações do ciclista, e do aspirante a ciclista, é a segurança. "Se engana quem pensa que é na vulnerabilidade social que está o maior peso. O maior problema em utilizar a bicicleta como meio de transporte é ela não ser encarada como tal pelos demais agentes do trânsito", disse a socióloga.
Aline, que também é ciclista, ressalta que a bicicleta é um meio de transporte, e suas regras e seus direitos precisam ser respeitados. "Tenho essa percepção todos os dias quando os motoristas gritam (por vezes me dando um baita susto) e me mandam sair da rua, ou me fecham, como se eu tivesse tomando a força um local que não é meu. Isso não é verdade. O código brasileiro de trânsito enxerga a bicicleta como um modal", afirmou.
Ana Bilhar
Alvo de críticas por conta de congestionamento, a AMC avalia proibir "parcialmente" o estacionamento do lado esquerdo da rua Ana Bilhar (o lado direito da via já é proibido), onde uma ciclofaixa percorre a via. Segundo a AMC, a restrição seria "flexível", em determinados locais e horários.
Protesto
Uma manifestação em favor das ciclofaixas foi marcada no Facebook para ocorrer na próxima quarta-feira, 15, às 18 horas. O evento percorrerá a rua Joaquim Nabuco, partindo da avenida Antônio Sales e indo até a Beira Mar.Entre as reivindicações, o protesto pede a implantação imediata das ciclofaixas nas ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz.
Um dos organizadores do evento, o empresário e arquiteto Paulo Angelim escreveu sobre o objetivo do protesto e fez um convite aos ciclistas de Fortaleza.
"O objetivo é que todos os motoristas que passem vejam como somos significativos e expressivos em número. E que merecemos ter nossos direitos de ciclistas atendidos. Não interessa onde você mora em Fortaleza. Se você ama pedalar e acha que Fortaleza inteira precisa evoluir na questão das ciclovias e ciclofaixas, você precisa estar neste evento", disse Paulo Angelim.
Confira os principais pontos da Política Nacional de Mobilidade Urbana:
- Prioridade dos modos de transporte não motorizados e dos serviços públicos coletivos sobre o transporte individual motorizado
- Restrição e controle de acesso e circulação, permanente ou temporário, de veículos motorizados em locais e horários predeterminados
- Estabelecimento de padrões de emissão de poluentes para locais e horários determinados, podendo condicionar o acesso e a circulação aos espaços urbanos sob controle
- Possibilidade de cobrança pela utilização da infraestrutura urbana, para desestimular o uso de determinados modos e serviços de mobilidade. A receita deverá ser aplicada exclusivamente em infraestrutura urbana destinada ao transporte público coletivo e ao transporte não motorizado e no financiamento do subsídio público da tarifa de transporte público
- Dedicação de espaço exclusivo nas vias públicas ao transporte público coletivo e a modos de transporte não motorizados
- É direito dos usuários participar do planejamento, da fiscalização e da avaliação da política local de mobilidade urbana
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