[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Justiça cearense determina que cartórios devem lavrar escritura para união estável homoafetiva | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
DECISÃO 07/03/2013 - 19h13

Justiça cearense determina que cartórios devem lavrar escritura para união estável homoafetiva

Compartilhar

A Justiça cearense determinou que os cartórios ficarão responsáveis pela lavratura da escritura de convivência de união estável homoafetiva. A determinação é do corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Francisco Sales Neto,e foi divulgada nesta quinta-feira, 7, no Diário da Justiça Eletrônico.

De acordo com o documento, a escritura servirá para atestar a legitimidade do relacionamento, comprovando direitos e disciplinando a convivência de acordo com os interesses dos envolvidos.

O Provimento destaca também que a união estável homoafetiva deve ser reconhecida como entidade familiar. A escritura servirá como prova de dependência econômica, constituída para os efeitos administrativos de interesse comum, perante a previdência social, entidades públicas e privadas, companhias de seguro, instituições financeiras e creditícias e outras similares.

No ato da lavratura, as partes interessadas devem declarar e comprovar que são absolutamente capazes e não mantêm outro relacionamento com objetivo de constituir família.

O tabelião poderá se recusar a lavrar a escritura se houver indícios de prejuízo para uma das partes ou em caso de dúvidas sobre a “declaração de vontade”. A negativa, no entanto, deverá ser fundamentada.

Após a lavratura, a conversão em casamento da união estável homoafetiva poderá, a qualquer momento, ser requerida ao oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais. O corregedor-geral considerou decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconhece a união estável entre pessoas do mesmo sexo.

Redação O POVO Online com informações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>