[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Fortaleza é a terceira capital do País em crescimento de mortes por armas de fogo em 11 anos | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
CRESCIMENTO DE 192,5 % 07/03/2013 - 18h02

Fortaleza é a terceira capital do País em crescimento de mortes por armas de fogo em 11 anos

Os números cresceram 192,5% entre 2000 e 2010, segundo o estudo "Mortes Matadas por Armas de Fogo", divulgado nesta quinta. Fortaleza fica atrás de São Luís e Maceió
Compartilhar

A quantidade de mortes por armas de fogo na capital cearense se mostrou ascendente no período de 11 anos (entre 2000 e 2010). O resultado foi divulgado durante a noite da última quarta-feira, 6, no estudo "Mortes Matadas por Armas de Fogo". Com base nos dados do balanço, pode-se concluir que Fortaleza apresentou um aumento de 192,5 %, quando o assunto é mortes por armas de fogo, o terceiro maior do País entre as capitais. Em 11 anos, 6.615 pessoas morream por disparos de armas de fogo em Fortaleza.

Em 2000, a taxa de mortes por 100 mil habitantes era de 16,2. O número disparou para 47,3 em 2010, resultando no aumento de 192, 5%. Segundo o estudo, o aumento em Fortaleza fica atrás de São Luís (215%) e de Maceió (199%).

Em contato com o O POVO Online, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que não irá se pronunciar nesta quinta-feira sobre o assunto.

Tipificação
Nem todas as mortes foram assassinatos. O estudo subdividiu os tipos, como traumatismos acidentais, lesões autoprovocadas intencionalmente, agressões intencionais (homicídios) e intenção indeterminada.

Nordeste
Segundo o estudo, a maior parte dos estados nordestinos apresenta elevados índices de crescimento nas morte por armas de fogo. Destaque para o Maranhão, cujo número de vítimas cresceu 344,6% na década. Além disto, Alagoas, Bahia, Ceará e Paraíba mostraram taxas de crescimento de mais de 200%, ou seja, mais que triplicando seu número de vítimas. O único estado da região a mostrar queda nos números foi Pernambuco, com saldo negativo de 27,8%.

A única região que teve quedas reais nos índices durante a década foi o Sudeste, cujo número de óbitos teve a diminuição de 39,7%. De acordo com o estudo, as quedas são puxadas, principalmente, por São Paulo, cujos números em 2010 representam por volta de 1/3 do que eram no ano 2000.


Apreensões no Ceará

O número de armas de fogo recolhidas no Ceará aumentou 11,58% em janeiro de 2013, quando comparado com o mesmo período de 2012. Segundo publicado pelo O POVO Online no último dia 20 de fevereiro, 549 armas de fogo foram apreendidas pelas polícias Civil e Militar no referido mês.

A quantidade representa um aumento de 11,58% neste tipo de apreensão, comparando com as 492 armas confiscadas no mesmo período de 2012. De acordo com a SSPDS, foram recolhidas 243 em Fortaleza e 306 no Interior do Estado, em janeiro.

Camila Holanda
camilaholanda@opovo.com.br

Compartilhar
espaço do leitor
Eduardo Sales 08/03/2013 02:37
Este problema originou-se devido a historica precariedade do sistema educacional, e a falta de incentivo do poder publico, o pior é que todos sabem disto, mas nao fazem por negligencia, portanto a tendencia é piorar. Alguem pode me desmentir?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Augusto Goes 07/03/2013 21:00
O grande e principal problema no combate a violência na maioria dos Estados brasileiros, é o modelo arcaico da Policia Brasileira, com duas Polícias e uma da época do império (PM), onde não há investimento na Polícia Judiciária (Polícia Civil) que é a Polícia que investiga e forma investigadores.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ricardo 07/03/2013 20:12
Oia ai Cid, Ciro, José Sarto, Roberto Claudio e companhia...os senhores que gostam de ser número um em tudo tá bem pertin.. e tudo fica por isso mesmo e ninguém faz nada, amém!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
otavioag 07/03/2013 19:16
A pesquisa só demostra o quanto falha é a Campanha do Desarmamento. O cidadão teve seu direito a legítima defesa tolhido, desrespeitando sua opinião no Referendo. As leis desarmamentistas servem para desarar o cidadão de bem e não o Bandido. Por este motivo Apoio o Projeto de Lei nº 3722/2012!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>