[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] 2.433 multas por estacionamento em fila dupla são aplicadas em Fortaleza | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
TRÂNSITO 23/04/2012 - 16h15

2.433 multas por estacionamento em fila dupla são aplicadas em Fortaleza

O número é referente às infrações flagradas no ano de 2011. Em 2012, foram 255 multas aplicadas para punir motoristas que não respeitam a legislação
Banco de Dados O POVO
A ferramenta pisca-alerta, utilizada por motoristas, não é uma licença para estacionar ou parar em locais proibidos
Compartilhar

No ano de 2011, Fortaleza registrou o total de 2.433 multas por estacionamento de veículos ao lado de outros, formando filas duplas, de acordo com dados da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC). Já em 2012, até esta segunda-feira, 23, foram 255 multas aplicadas pela infração. A prática de estacionar veículo ao lado de outro formando a famosa fila dupla acarreta consequências negativas ao trânsito de uma cidade.

Além disto, o ato infringe o item XI do artigo 181 do Código de Trânsito e é caracterizado como sendo uma infração grave, rendendo cinco pontos na carteira do motorista infrator, uma multa no valor de R$ 127,69 e a remoção do veículo. Portanto, a ferramenta pisca-alerta, utilizada por motoristas, não é uma licença para estacionar ou parar em locais proibidos.

A AMC alerta para o uso desenfreado da prática: fila dupla, apenas em situações de emergência. Se o condutor for flagrado por um agente de trânsito infringindo a lei, pode acarretar a multa, os  pontos na carteira e a medida administrativa. No entanto, a Autarquia diz que, no dia a dia, não há uma fiscalização específica para este tipo de infração.

A legislação de trânsito no Brasil prevê que apenas os veículos de emergência, como viaturas da Polícia Militar, carros do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e viaturas de trânsito, têm permissão para estacionamento para estacionar e parar o veículo quando for necessário. É evidente que todos os procedimentos devem ser realizados quando a sirene e o giroflex estiverem ativos.

A prática é comum entre os motoristas de Fortaleza e tem causado diversos transtornos ao trânsito, como os diários engarrafamentos em frente a colégios da Capital, onde os motoristas utilizam a técnica esquizofrênica em virtude de um objetivo que beneficia apenas a si.

A analista de meio ambiente Érika Paula Farias acredita que a prática seja falta de educação e de consideração no trânsito, mas também atribui parte da culpa ao planejamento urbano. “Eu acho que é uma falta de cidadania. Mas esta situação é alimentada pela falta de planejamento urbano em nossas cidades. Há locais em que é impossível de deixar alguém”.

O pai da motorista é paraplégico e Érika assume que já fez fila dupla para deixá-lo em alguns locais. “Eu lido bastante com isto, pois, às vezes preciso deixá-lo em algum lugar. Como vou deixar meu pai a cinco quarteirões de onde ele precisa ir?” , conta. “Mas eu sei que, com isto, causei distúrbios ao trânsito”.

 

Camila Holanda

camilaholanda@opovo.com.br

Compartilhar
espaço do leitor
Jonny 24/04/2012 07:50
Diante do problema colocado, rogo pelo aumento da fiscalização do trânsito pela AMC ante o estacionamento irregular em ambos os lados da via, bem como o emparelhamento de carros em fila dupla, a exemplo do que ocorre em frente ao Colégio Batista.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Paulo Henrique Oliveira Rocha 23/04/2012 22:29
No caso da Érika, o problema não existiria se o município e os estabelecimentos cuidassem da acessibilidade como a lei manda. E também se não tivesse tanto preguiçoso usando as vagas de deficientes sem ser deficiente físico (nesse caso, penso que a deficiência é mental mesmo).
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Paulo Henrique Oliveira Rocha 23/04/2012 22:26
Ainda é pouco. Se quiser, triplica esse número fácil, fácil. Quem não quiser ser multado por fila dupla, é só não atrapaçhar a vida de tudo mundo em nome da própria preguiça.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Antonio de Sousa Alves 23/04/2012 21:38
Se o presidente da AMC gosta de muito dinheiro,é só colocar um agente no Colégio Farias Brito da Dom Luis. Os pais fecham as ruas que circundam o referido colégio.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Domingos Freitas 23/04/2012 21:31
OLHA O EXEMPLO DA FILHA DO MARCOLINO!!!! NÉ ERICA PAULA FARIAS. RSRSRSR
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
7
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>