Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Chico Anysio 23/03/2012 - 15h15

Alegria e inteligência em 65 anos de carreira

Francisco Fontenele
Compartilhar

Nascido em Maranguape, região serrana do Ceará, Chico Anysio se mudou ainda cedo, aos oito anos de idade, com sua família para o Rio de Janeiro. Na década de 1950, o artista iniciou carreira como radialista e comentarista de futebol na Rádio Guanabara. Nesta sexta-feira, 23, Chico deixa uma história de 65 anos de carreira.

Chico começou a engatinhar como ator ainda na época cinquentista, quando passou a escrever roteiros e atuar em filmes da companhia Atlântida Cinematográfica, berço de diversos outros importantes ícones do cinema brasileiro, como Oscarito e Grante Otelo.

O comediante chegou às telinhas em 1957. Através dos programas “Noite de Gala” (1957) e “Só Tem Tantã” (1959), ambos da TV Rio, Chico Anysio logo chamou a atenção pelo seu humor nato. Tempos depois, ganhou seu próprio show televisivo, o Chico Total.

Dotado de muita criatividade, o humorista criou 209 personagens ao longo de sua carreira, cada um com trejeitos e cacoetes característicos. Em 2007, a variedade de figuras criadas por Chico rendeu um livro especial do cartunista Ziraldo, chamado "É mentira, Chico?" (2007).

Com inteligência, administrou suas aventuras por outros campos de atuação com competência. Chico, além da atividade como humorista, atuou no jornalismo esportivo, teatro, literatura, pintura e música (compôs e gravou algumas canções).

Alguns de seus filhos também se enveredaram pelo meio artístico: o ator Lug de Paula, o comediante Nizo Neto, o ator André Lucas, o diretor de imagem Rico Rondelli, o DJ Cícero Chaves e o humorista Bruno Mazzeo.

Chico Anysio, além de seus programas, também atuou em algumas novelas da Rede Globo, como “Que Rei Sou Eu?” (1989), "Tieta" (1989), “Terra Nostra” (1999), “Sinhá Moça” (2006) e “Caminho das Índias” (2009).

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
alaercio flor 23/03/2012 20:57
Pena que a Rede Globo não reconheceu como ele merecia ser reconhecido.Nos últimos tempos o artista estava muito mal satisfeito com a Rede Globo, que agora o celebra depois de morto...Não são assim as coisas???
Este comentário é inapropriado?Denuncie
alaercio flor 23/03/2012 20:56
O Brasil está menos alegre com a partida para o mundo espiritual do humorista e filosofo da arte de viver, Sr.Chico Anysio. Não teremos mais a Salomé falando com Dilma ao telefone,muito triste...Que descanse em paz quem tanto fez pensar e rir o Brasil.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
PAULO 23/03/2012 18:09
GÊNIO.VAI FAZER MUITA FALTA. A TELEVISÃO FICA MAIS TRISTE E MAIS POBRE EM QUALIDADE.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Emanuel Ribeiro 23/03/2012 15:45
Esqueceram que ele também atuou na novela Tieta
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google