DITATURA DO BRASIL 30/03/2014

Trechos da história

notícia 0 comentários

Em março de 1968, estudantes de Fortaleza enfrentaram, pela primeira vez, a repressão. Uma bandeira do Vietnã chegou a ser colocada na estátua de José de Alencar.

Após a morte do guerrilheiro Carlos Lamarca, todos os meios de comunicação foram proibidos de citá-lo para “não favorecer a criação de mito ou mártir”.

“Brasil, ame-o ou deixe-o” foi um dos slogans criados no Governo Médici, que investiu milhões em publicidade para associar patriotismo ao regime militar.

“Sinto-me feliz todas as noites quando assisto ao noticiário. Porque o mundo está um caos, mas o Brasil está em paz.” Emílio Garrastazu Médici.

Em julho de 1968, um grupo do Comando de Caça aos Comunistas invadiu o teatro onde era encenada a peça Roda Viva, espancou o elenco e depredou os cenários.

Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Elbrick foi Sequestrado por Guerrilheiros em 1969, no RJ. Só foi solto após a libertação de 15 presos políticos.

Em março de 1968,
o estudante Édson Luís Lima Souto morreu em conflito com a PM, no Rio de Janeiro. Cerca de 60 mil pessoas participaram do seu enterro.

“É meu propósito inabalável (...) fazer deste País uma democracia”, general João Baptista Figueiredo, ao tomar posse na Presidência da República.

Geraldo Vandré
ficou em segundo lugar no 3º Festival Internacional da Canção com a música Para Não Dizer que Não Falei nas Flores, considerada subversiva.

“A esquerda é boa para duas coisas: organizar manifestações de rua e desorganizar a economia”, Castelo Branco.

O filme Pra Frente,
Brasil mostra um cidadão comum sendo torturado por agentes federais. Lançado em 1983, foi censurado por “excessos de liberdade”.

“Nosso mal foi ter
durado tanto tempo”, Ernesto Geisel.

Em 1964,
segundo Adauto Bezerra, Miguel Arraes propôs a Virgílio Távora uma frente de apoio a Jango entre Pernambuco, Ceará, Piauí e Sergipe.

No dia 8 de outubro de 1980,
José Sales de Oliveira, o último preso político no Brasil, foi libertado em Fortaleza (CE)

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Linha do Tempo

Informações da história do Brasil na época da Ditadura MIlitar

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>