[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Montadoras ainda têm excesso de pessoal, avalia Anfavea Veículos | O POVO
balanço 08/05/2015 - 14h09

Montadoras ainda têm excesso de pessoal,
avalia Anfavea

Presidente da Associação disse, no entanto, que as montadoras têm tentado preservar os empregos, adotando medidas como férias coletivas e licenças remuneradas
divulgação
De janeiro a abril, as fabricantes de veículos demitiram 4,6 mil funcionários
Compartilhar

Apesar de terem reduzido o quadro de funcionários em 9,5%, em um ano, as montadoras ainda têm excesso de mão de obra, segundo o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan.

“Nós fizemos um ajuste de pessoal, basicamente utilizando o PDV [Programa de Demissão Voluntária]. Mas reconheço que, mesmo com essa redução, ainda estamos com excedente de pessoal. Basta ver o nível de produção e [comparar] com o nível de pessoal”, disse Moan na última quinta-feira, 7, ao apresentar o balanço do setor.

De janeiro a abril, as fabricantes de veículos demitiram 4,6 mil funcionários. No início do ano, 144,2 mil trabalhadores atuavam no setor. Em abril, o número caiu para 139,6 mil. Em relação a abril de 2014, foram cortados 14,6 mil postos de trabalho. A produção de veículos também caiu em abril, quando foram fabricados 14,5 % menos que no mês anterior. Em relação a abril do ano passado, a queda corresponde a 21,7%.


Moan disse, no entanto, que as montadoras têm tentado preservar os empregos, adotando medidas como férias coletivas e licenças remuneradas. De acordo com ele, as empresas, de forma geral, buscam preservar ao máximo o nível de emprego.

A prova disso, ressaltou, são as férias coletivas, licenças remuneradas e o layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho, em que o empregado continua recebendo seu salário, pago em partes, pela empresa e pelo governo federal). "Isso busca preservar o nosso funcionário, que é altamente qualificado”, enfatizou.

Nesta semana, a Volkswagen, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, colocou 8 mil funcionários em férias coletivas, e a unidade da General Motors, de São Caetano do Sul, também na região metropolitana da capital, concedeu licença remunerada, por tempo indeterminado, a 467 metalúrgicos. Com essa medida, mais de 1,3 mil trabalhadores estão afastados na GM, pois 854 trabalhadores já estavam sob regime de layoff.

Nova aposta

Como forma de contornar as quedas nas vendas – no mercado interno e para parceiros tradicionais como Argentina –, algumas empresas estão apostando nas exportações de máquinas agrícolas para a África e Cuba. “No Continente Africano, já atendemos a vários países. Exportamos para Moçambique, Senegal, Gana e Zimbábue”, enumerou Moan. Mas ele lembrou que as vendas para esses mercados ainda são pequenas e não vão contornar a queda significativa nas vendas para o exterior.

Na comparação entre abril deste ano e o mesmo mês de 2014, as exportações de máquinas agrícolas e rodoviárias caíram 20,1%. No mês passado, foram vendidas ao exterior 932 unidades, contra 1,16 mil em abril de 2014. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2015, foi registrada retração de 15,9%. As exportações caíram de 3,9 mil unidades para 3,3 mil.

Agência Brasil

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>