É no Nordeste onde as empresas de turismo mais investem na melhoria da qualidade dos serviços e produtos como estratégia por meio de capacitação e treinamento dos colaboradores. Aqui, 31% das empresas promovem com frequências essas ações. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o índice é de 20%. O Sul e o Sudeste atingiram 19% e 11%, respectivamente. Os dados são do Estudo de Competitividade das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, realizado pelo Sebrae em parceria com a Confederação Nacional do Turismo.
O Nordeste também é a região com o maior índice de profissionais com mais de 12 anos de estudo, 25%. O Centro-Oeste ficou na segunda posição com 24%, seguido pelo Sul, com 19%, Norte com 16% e do Sudeste com 10%.
Em âmbito nacional, 62% das empresas de turismo utilizam a melhoria da qualidade dos serviços e produtos como estratégia. O investimento na capacitação dos profissionais foi a segunda opção mais votada, com 40% das preferências, seguida pelo estimulo à inovação, com 37%.
Estudo
O Estudo de Competitividade das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro foi desenvolvido por meio do monitoramento dos desafios e estratégias utilizadas por 1,4 mil empresas do setor turístico nas cinco regiões brasileiras, nos anos de 2014 e 2015.