IRPF 2014 27/03/2014 - 09h34

Tira-dúvidas sobre o imposto de renda

notícia 0 comentários

1. Como proceder para cancelar a inscrição no CPF de contribuinte falecido que não deixou bens a inventariar?
Nesse caso, basta o cônjuge meeiro, o convivente ou um parente do falecido, devidamente identificado, se dirigir a uma unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e solicitar o cancelamento.

2. Como deve ser informada, na Declaração de Ajuste Anual relativa ao ano-calendário de 2013, exercício de 2014, os bens adquiridos na constância da união estável?
Os bens móveis e imóveis adquiridos por um ou por ambos os conviventes, na constância da união estável e a título oneroso, são considerados fruto do trabalho e da colaboração comum, passando a pertencer a ambos, em condomínio e em partes iguais.Portanto, devem ser declarados na proporção de 50% para cada um, salvo estipulação contrária em contrato escrito.

3. Como deve ser informado na Declaração de Ajuste Anual o saldo de conta corrente bancária conjunta?
Os saldos de conta corrente bancária, caderneta de poupança e demais aplicações financeiras com valor individual superior a R$ 140 em 31.12.2013, em condomínio, pertencentes, em frações definidas, a mais de uma pessoa, devem ser informados, de acordo com a parte correspondente a cada um. Na ficha “Bens e Direitos” cada condômino discrimina o tipo e quantidade de moeda, instituição financeira, agência e número da conta. Nos campos “Situação em 31/12/2012” e “Situação em 31/12/2013”, informa cada qual seus saldos existentes naquelas datas, conforme o comprovante fornecido pela instituição financeira.Na hipótese de restituição de imposto de renda, ambos os contribuintes podem indicar a conta conjunta para recebimento.

4. Como declarar bens móveis (inclusive dinheiro) e imóveis recebidos por herança?
Os valores dos bens móveis e imóveis, recebidos por herança, estão isentos de tributação, devendo ser informados na linha 10 da ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.Na ficha “Bens e Direitos”, devem ser informados, de forma discriminada, os bens recebidos por herança.

5. No caso de aluguel recebido de pessoa física através de imobiliária, onde devo informar o valor pago a título de comissão ?
Os valores pagos a título de comissão pela intermediação nos aluguéis serão informados na Declaração de Ajuste Anual, na ficha “Pagamentos e Doações Efetuados”.Quanto aos rendimentos de aluguel recebidos serão informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior”, já diminuídos os gastos com despesa para cobrança e recebimento do aluguel.

6. O inventariante do “de cujus” que não tenha CPF está obrigado a se inscrever no CPF, após ter sido investido dessa prerrogativa, por decisão judicial?
Sim. Estão obrigadas a se inscrever no CPF as pessoas físicas inventariantes, cônjuges ou conviventes, sucessores a qualquer título ou representantes do de cujus que têm a obrigação de apresentar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em nome do espólio ou do contribuinte falecido.

Mande suas perguntas para economia@opovo.com.br

> TAGS: irpf 2014 dúvidas
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal + Notícias

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>