[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Pessoas com deficiência ou doenças graves terão prioridade na restituição
IR 2013 28/02/2013 - 13h09

Pessoas com deficiência ou doenças graves terão prioridade na restituição

Segundo a Receita Federal, apesar de a opção já existir na declaração do ano passado, não garantia ao contribuinte prioridade automática
Fabio Rodrigues/Agência Brasil
De acordo com a Receita Federal, os contribuintes recebem a restituição também nos primeiros lotes
Compartilhar

A prioridade ao processamento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 também será estendida às pessoas com doenças graves ou deficiência física e mental. De acordo com o supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir, isso vai permitir que esses contribuintes recebam a restituição também nos primeiros lotes.

A opção para a pessoa se declarar deficiente ou portador de doença grave está na primeira página do programa de declaração, liberado pela Receita no último dia 25. Segundo Adir, apesar de a opção já existir na declaração do ano passado, não garantia ao contribuinte prioridade automática. Era necessário fazer uma requisição para ser atendido posteriormente.

O supervisor do Imposto de Renda informou ainda que a Receita Federal tomou todas as medidas para evitar fraudes e casos de pessoas que declarem ser portadoras de deficiência ou de doenças graves apenas para receber a declaração nos primeiros lotes, juntamente com os idosos.

Adir explica que a Receita Federal fará cruzamento de dados para identificar casos de pessoas que poderão ser beneficiadas ilegalmente. As pessoas em situação irregular, frisou o supervisor, poderão ser chamadas e responderem criminalmente pela ação.

O período de envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 começa nesta sexta-feira, 1, e termina no dia 30 de abril. Os contribuintes que entregarem a declaração no início do prazo têm a chance de serem os primeiros a receber a restituição. Os lotes regulares de devoluções começam a ser liberados em junho. O último lote sai em dezembro. Com informações da Agência Brasil.

Acesse Especial Imposto de Renda 2013

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal + Notícias

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>