[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Produção de motos tem pior 1º semestre nos últimos dez anos Veículos | O POVO
diz Abraciclo 09/07/2015 - 14h53

Produção de motos tem pior 1º semestre nos últimos dez anos

Com queda de 9,5%, de janeiro a junho deste ano foram fabricadas 699.461 unidades, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 772.943 unidades
divulgação
As vendas no atacado chegaram a 659.063 unidades, 8% a menos que no ano passado
Compartilhar

A produção de motocicletas no primeiro semestre do ano caiu 9,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados na última quarta-feira, 8, pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), de janeiro a junho deste ano foram fabricadas 699.461 unidades. De janeiro a junho de 2014, foram 772.943 unidades.

Este é o menor patamar em produção nos últimos dez anos. As vendas no atacado (para concessionárias) chegaram a 659.063 unidades, 8% a menos que no ano passado (716.730), consideradas as menores dos últimos nove anos.

Os licenciamentos alcançaram 641.700 motos no primeiro semestre de 2015, recuo de 10,6% ante as 717.618 vendidas no mesmo período de 2014. As exportações caíram 59,8%, com a comercialização de 18.241 unidades para o mercado externo. No primeiro semestre do ano ano passado, foram exportadas 45.419 motocicletas.


Na comparação de junho com maio, a produção atingiu 116.933 motocicletas, representando queda de 2% e alta de 50,3% ante o mesmo mês do ano passado, período impactado pelas férias coletivas por causa da Copa do Mundo. As vendas para concessionárias chegaram a 101.025 unidades em junho, 8,2% a menos que o comercializado em maio (110.026) e 25,9% a mais que junho do ano passado.

Em junho, os emplacamentos aumentaram 4% na comparação com maio, com 101.102 motocicletas emplacadas. Em relação a junho do ano passado, ocorreu queda de 2,7%. No período, as exportações totalizaram 5.476 motocicletas, quase o dobro das 3.653 de maio (alta de 49,9%). Na comparação com junho do ano passado, registrou-se expansão de 13,1%

Corte de produção

Segundo o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, os empregos em maio (número disponíveis) chegaram a 16.622, abaixo dos quase 18 mil empregos oferecidos no fim de 2014.

“Em 2014, cada trabalhador produziu 85 motos. Esse número já chegou a pouco mais de 100. Isso demonstra que as indústrias em Manaus tentam cumprir o papel social de manter a empregabilidade do segmento. É um esforço muito difícil para o setor sustentar, a menos que o mercado tenha reação mais efetiva”, alertou Fermanian.

Ele ressaltou que as previsões para 2015 são de queda de 6,8% na produção, de 4,9% nas vendas no atacado e de 4,5% no varejo. As exportações devem recuar 20,5%. Segundo ele, por enquanto a Abraciclo não reverá os números, porque há dois meses ocorreu uma redução nas projeções. Acrescentou que a esperança é que o segundo semestre seja melhor.

“A decisão de corte de produção é significativa, porque envolve toda uma cadeia produtiva. É difícil tomar esse tipo de decisão sob a ótica de um período curto. A indústria deverá se posicionar de acordo com os números dos meses seguintes. A meta anterior à revisão de dois meses era alcançar os mesmos números de 2014. Foi dolorido ter de cortar a produção e ajustar o mercado.”

PPE

Para Fermaniam, o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) anunciado pela presidenta Dilam Rousseff segunda-feira, 6, é uma medida positiva, porque pode ajudar o setor industrial. “Esperamos que isso se estenda para as motocicletas. A iniciativa só será efetiva para o segmento se a leitura do setor em relação à queda de demanda mostrar que ela é passageira. Se a crise for duradoura, ao adotá-la estaremos protelando uma situação ainda mais crítica no futuro”, esclareceu.

O presidente da Abraciclo explicou que a decisão de adotar o PPE será de cada fabricante, que deverá refletir sobre as vantagens para sua marca. Ele destacou que as medidas atuais adotadas para conter a produção excedente estão na mesma linha de anos anteriores. “Temos as férias coletivas normais para este período do ano. Nenhuma medida diferente foi efetivada ainda. A redução do quadro funcional desde o fim do ano passado ocorreu pela própria rotatividade dos funcionários.”

Marcos Fermanian afirmou que o estoque de motocicletas nesse período de férias coletivas é suficiente para suprir a demanda de mercado e ajustar a diferença entre produção e vendas. “Com as férias coletivas, teremos desabastecimento das concessionarias, mas isso será apenas um ajuste e será retomado com a volta do fornecimento normal. O mercado tem de reagir para suportar a volta à normalidade”, concluiu.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Agência Brasil 

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>