[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Mais de 1,7 mil empregados da GM têm contrato de trabalho suspensos | O POVO
ABC PAULISTA 18/05/2015 - 14h57

Mais de 1,7 mil empregados da GM têm contrato de trabalho suspensos

A GM justifica que está com excedente de pessoal, um problema que também afeta outras indústrias do setor
divulgação
Nesse período de afastamento, os metalúrgicos assumem o compromisso de fazer cursos de atualização profissional
Compartilhar

Mais 900 empregados da fábrica da General Motors (GM), em São Caetano do Sul, no ABC paulista, entraram nesta segunda-feira, 18, em regime de lay-off, elevando para mais de 1.719 o total de trabalhadores afastados.

Por meio desse sistema, os empregados têm os contratos de trabalho suspensos, temporariamente, mas continuam recebendo os salários sendo que metade é custeada pela empresa e outra parte, pelo governo federal por meio dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Em assembleia, na sexta-feira, 15, os trabalhadores da GM aprovaram a medida que durará cinco meses. Mesmo após esse prazo, a empresa se compromete a garantir o pagamento dos salários por mais seis meses. Nesse período de afastamento, os metalúrgicos assumem o compromisso de fazer cursos de atualização profissional.


Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo do Sul, Cícero Marques da Costa, nesta terça-feira, 19, haverá uma reunião com a montadora para discutir a situação dos 819 metalúrgicos com prazo de lay-off a ser encerrado no próximo dia 9 de junho. Nesse encontro, o sindicato também pretende convencer a GM a chamar de volta 150 demitidos para colocá-los também sob regime do lay-off. "Vamos tentar esgotar as possibilidades de preservar os empregos.”

A GM justifica que está com excedente de pessoal, um problema que também afeta outras indústrias do setor. “A medida tem como objetivo ajustar a produção a atual demanda do mercado”, informa nota da empresa.

De acordo com o último balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no primeiro quadrimestre deste ano, a produção teve queda de 17,5% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto na mesma base de comparação, as vendas internas recuaram 17,8%.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online
 

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>