[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Luzes de OLED devem substituir lanternas para carros até 2030 | O POVO
futuro 15/04/2015 - 14h37

Luzes de OLED devem substituir lanternas para carros até 2030

As luzes dos veículos devem tomar novas formas, ocupando novos lugares na carroceria, além do espaço restrito das lanternas, que podem vir a desaparecer
Audi/Divulgação
Iluminação da cabine será mais suave e deve interagir com o motorista
Compartilhar

As luzes de LED já são bastante populares, mas as OLED parecem ser as luzes do futuro para carros.

As LEDs correspondem às iniciais de diodos emissores de luz, em inglês. Já o termo OLED ganha a adição da letra O, em alusão à palavra "organic", indicando que as fontes de luz devem tomar novas formas, ocupando novos lugares na carroceria, além do espaço restrito das lanternas, que podem se tornar obsoletas.

A Audi, por exemplo, apresentou recentemente na Alemanha um protótipo sem lanternas convencionais, utilizando tecnologia OLED, com luzes aplicadas diretamente na superfície da corroceria.


“Em 10 ou 15 anos, vamos conhecer inovações que nem de longe podemos imaginar atualmente”, disse o chefe de Inovação e Iluminação da Audi, Stephan Berlitz, em entrevista ao Estadão.

Com as luzes de OLED, o carro se torna mais visível e a iluminação pode ser setorizada, tornando mais livre o processo criativo dos desenhistas.

Iluminação de setores

Com a iluminação de setores, a luz do carro pode se acender suavemente, a partir da simples aproximação do motorista com sua chave. Quando o condutor se prepara para entrar no veículo, a maçaneta e a cabine ficam iluminadas e a parte exterior se apaga.

Isso pode soar como algo distante, mas o tempo não para. “Os faróis de laser (que estão no R8) eram considerados ficção há dez anos”, afirmou Stephan Berlitz, chefe de Inovação e Iluminação da Audi, à publicação.

Protótipo da Audi em escala reduzida

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>