[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Jaguar Land Rover apresenta tecnologia contra pontos cegos | O POVO
PROJETO 17/12/2014 - 13h41

Jaguar Land Rover apresenta tecnologia contra pontos cegos

O "capô transparente" nomeado de "Para-brisa Virtual Urbano 360º" promete ajudar condutores, ampliando o campo de visão
divulgação
Quando o condutor sinaliza que vai mudar de faixa, por exemplo, o sistema é acionado para que as colunas centrais fiquem translúcidas
Compartilhar

A montadora Jaguar Land Rover apresentou o projeto de desenvolvimento de um sistema de realidade aumentada, batizado de "Para-brisa Virtual Urbano 360º", que elimina pontos cegos, áreas em que o condutor perde de vista veículos e pedestres.

A tecnologia utiliza câmeras acopladas na grade frontal, que transmitem imagens, em tempo real, para telas instaladas nos pilares do veículo, estruturas localizadas entre o para-brisa e a janela, dando a impressão de um "capô transparente".

As telas, no entanto, serão acionadas apenas em algumas ocasiões, como quando o motorista ligar a seta, se aproximar de um cruzamento ou virar o pescoço.

Quando o condutor indica, por exemplo, que vai mudar de faixa, ou quando olha por cima dos ombros na tentativa de fazer uma ultrapassagem, o sistema é acionado para que as colunas centrais fiquem translúcidas.

A empresa também planeja atrelar o novo sistema ao Heads-Up Display, uma tecnologia desenvolvida pela Jaguar que traz informações sobre lojas, vagas de estacionamento ou restaurantes, no para-brisa.

O Heads-Up Display é a tecnologia que permitirá a projeção de uma espécie de "carro fantasma" no vidro, indicando o caminho certo para determinado destino. Desta forma, evita-se que o condutor tire a atenção das vias movimentadas para consultar outras ferramentas/dispositivos, como mapas ou celular.

Não há previsão de quando os sistemas de realidade aumentada da Jaguar Land Rover, ainda em fase de teste, serão instalados em modelos de produção.

Veja vídeo de como a tecnologia funciona:

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>