[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Carro autônomo pode alcançar 75% do mercado mundial em 2035 | O POVO
SEM MOTORISTA 05/09/2014 - 17h51

Carro autônomo pode alcançar 75% do mercado mundial em 2035

De acordo com pesquisa da EY, vendas de veículo autônomo ultrapassarão 85% nos Estados Unidos, Europa e Ásia
divulgação
A expectativa é de que, em 20 anos, haja um consumo personalizado para esse tipo de carro
Compartilhar

Carros circulando tranquilamente nas cidades sem motoristas para dirigí-los. Esta parece uma fantasia distante, mas que nas projeções da empresa de consultoria EY(antiga Ernst & Young) se tornará real, dentro de pouco mais de 20 anos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa, o mercado de autônomos deverá responder, em 2035, por 75% do total de emplacamentos no mundo.
Carro autônomo, portanto, será maioria. Entre 2020 e 2025 já será possível a utilização de veículos autônomos em ambientes controlados. De 2025 a 2030, a vendas deste tipo de veículo passará de 4% a 41%. Além disso, 85% das vendas deverão ser registradas na América do Norte, na Europa e na Ásia. Entre 2025 e 2035 é possível que já exista um alto nível de automação nos veículos.

Dentro de 10 anos, a tecnologia dos autônomos deverá adicionar até US$ 10 mil ao preço do carro, mas com a tendência de popularização, a tecnologia deve somar um valor inferior de até US$ 3 mil.

"Os benefícios do uso em larga escala dos veículos autônomos envolvem segurança, mobilidade e eficiência. No entanto, há ainda diversos desafios a serem superados, como tecnologia, regulação, custos e infraestrutura”, afirmou René Martinez, sócio de consultoria para a indústria automobilística da EY.
Gargalos
A legislação é um dos maiores entraves à entrada deste tipo de produto no mercado. Em caso de acidente, por exemplo, não haveria um responsável direto pela ocorrência. A medição de risco atribuído ao condutor também seria um problema para os seguros.
A infraestrutura insuficiente também dificulta a circulação destes veículos, que exigem sinalizações de trânsito claras e manutenção constante.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Rogério Santos 07/09/2014 10:08
Essas datas só vigorão "lá pras "Europa".Aqui no Brasil talvez lá pra 2225...e olha lá!
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>