[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Banco de Desenvolvimento do Brics é criado em Fortaleza | O POVO
VI Cúpula 15/07/2014 - 15h31

Banco de Desenvolvimento do Brics é criado em Fortaleza

A sede do banco será em Xangai, na China. Brasil ficou responsável pela primeira direção, enquanto a presidência será responsabilidade da Índia
SARA MAIA/O POVO
Dilma Roussef entre os chefes de Estado da África do Sul, China, Índia e Rússia
Compartilhar

Foi criado, na tarde desta terça-feira, o Novo Banco de Deselvolvimento (NBD) do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Durante a sessão plenária da VI Cúpula, os ministros da Fazenda e das Finanças dos cinco países assinaram a declaração de criação do banco, assim como a do Arranjo Contingente de Reservas (CRA).

 A sede do banco será em Xangai, na China. Foi decidido também que o primeiro escritório será na África do Sul e que a presidência ficará a cargo da Índia. Ao Brasil, coube apenas a primeira direção do banco.

+ Confira a galeria de fotos da chegada dos chefes de Estado à VI Cúpula do Brics

O NBD terá capital inicial de US$ 50 bilhões, e o do CRA será de US$ 100 bilhões.

 Chefes de Estado

 Dilma Rousseff foi a primeira a falar durante a sessão plenária. A presidente cumprimentou Vladimir Putin e demonstrou solidariedade quanto ao acidente ocorrido nesta terça-feira em um metrô de Moscou, na Rússia, o qual teve 19 vítimas fatais.

 Em seguida, foi a vez do presidente russo se pronunciar, destacando o tamanho do mercado consumidor do grupo, que tem 42% da população mundial. "Temos interesse em ampliar a cooperação entre os países dos Brics", afirmou Putin. O presidente ressaltou também a relevância das duas instituições criadas durante a Cúpula. "O banco vai ser uma das agências mais importantes do mundo, e o fundo vai prevenir dificuldades e promover mudanças macroeconomicas".

 O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, destacou a importância do grupo no cenário mundial. "O mundo enfrenta um alto nivel de trubulências econômicas e políticas, os conflitos e a instabilidade estão crescendo. Precisamos lutar pelo crescimento inclusivo. Vemos questões de mudanças climáticas e de paz (...). O Brics pode dar respostas a todas essas questões. Isso porque a ideia essencial do Brics é de um grupo que olha para frente e pode dar sugestoes aos organismos mundiais".

 Em seus discursos, Modi e Putin falaram em maior intercâmbio cultural entre os países. Putin disse que o grupo está trabalhando na Universidade do Brics.

 A ideia foi ratificada por Modi: "A Universidade do Brics, com acesso pela internet, promoveria a troca de conhecimentos. Também é uma possibilidade um centro de línguas do Brics".

 O presidente da China, Xi Jinping, falou sobre a escolha da sede em seu país. "Conseguimos definir o estabelecimento do banco (em Xangai) hoje. O banco vai aumentar a voz do Brics no mundo e promover o desenvolvimento. A sede estará aberta a cooperação". Ele frisou a necessidade de condições iguais entre os membros. "Esse grupo é comprometido a criar um banco justo".

 Já o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, mostrou otimismo quanto ao futuro dos países integrantes do Brics. "Começamos essa jornada com embarque conjunto em projetos com impacto visível em nosso desenvolvimento. E tenho certeza que nosso continente vai abrir os braços para esse desenvolvimento".

Redação O POVO Online

 

Compartilhar
espaço do leitor
NEWTON SILVA 15/07/2014 19:48
"Melhor do que roubar um banco é fundar um." Bertolt Brecht
Antonio Hamilton Mota Mota 15/07/2014 19:13
Esse banco é para dar emprego a esses políticos safados. aguenta Brasil,sil,sil...
Scandalman 15/07/2014 16:48
O Brasil foi um dos fundadores do FMI, mas quando pediu dinheiro emprestado a PTralhada toda caiu em cima. Agora, quero ver se a gerentona precisar, se vão falar a mesma coisa.
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>