[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] De lambada a música erudita | O POVO
ORQUESTRA CHINESA. COCÓ 15/07/2014 - 09h15

De lambada a música erudita

Em apresentação no Cocó, na noite de ontem, a Orquestra Sinfônica da China encantou a plateia, que lotou o espaço para ouvir de tudo
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18815, 'email': 'paulorenatoabreu@opovo.com.br', 'nome': 'Paulo Renato Abreu'}
Paulo Renato Abreu paulorenatoabreu@opovo.com.br
Compartilhar


Orquestra Sinfônica da China também toca a lambada “Chorando se foi”, do Kaoma. Foi o que o público cearense pode conferir ontem em apresentação no anfiteatro do Parque do Cocó. Celebrando o 40° aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Brasil, o evento integrou a VI Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que acontece nesta terça-feira, no Centro de Eventos do Ceará.


Com dez peças e apresentação que durou pouco mais de uma hora, os chineses da Orquestra Sinfônica de Zhejiang mostraram repertório variado em cordas, metais e até flauta de bambu, que foi de música tradicional oriental a música folclórica da Romênia. Se no palco os chineses surpreenderam com a animação, a plateia devolveu interagindo com palmas e assobios.


A maior parte do público assistiu ao concerto sentado na grama, perto do palco. Entre quem assistia, havia chineses e europeus, além dos cearenses e brasileiros de outros estados.


“Vim mais pela curiosidade. Gosto de música clássica e sempre que posso, assisto às apresentações. Quis ver a orquestra chinesa”, afirma a contadora Emanuele Barbosa. Moradora do Cocó, ela levou as filhas e o marido para apreciar a apresentação. “É muito bom que tenha um evento assim em Fortaleza. É bom que a cidade passe a ser mais vista pelos outros países. É bom ver os espaços culturais daqui sendo aproveitados”, celebra.


Brics cultural

Da plateia, o governador do Estado, Cid Gomes, ressaltou a riqueza cultural chinesa. “A China é uma país fantástico e tem muito a nos ensinar”, disse. Para Cid, o Brics tem estreitado as relações para além do campo econômico. “A China está dando um show de integração cultural. Eles começaram a fazer também uma integração da Universidade Vale do Acaraú e as universidades chinesas. É uma integração cultural e econômica no Brics, mas que se desdobará a partir da instalação, aqui no Ceará, de um instituto China-Brasil”, informou.

 

Hoje, além das discussões políticas e econômicas, o evento terá também apresentações musicais com nomes representando as regiões do Brasil. Gaby Amarantos será a atração da festa, conforme divulgado pela assessoria da cantora.


De acordo com o governador Cid Gomes, o cantor cearense Fagner é a atração de encerramento da cúpula. Já no Centro Cultural Dragão do Mar, o Festival de Cinema Indiano também integra as comemorações da cúpula dos países reunidos.

 

SERVIÇO

 

Programação cultural no Brics

Quando: hoje (shows de Gaby Amarantos, Fagner e outros); de hoje a 23 de julho (festival de cinema). Onde: Centro de Eventos (av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz) e Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).

Site: www.brics6.itamaraty.gov.br


Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>