Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
protótipo 23/08/2016 - 16h16

Carro atinge mais de 300 km com 1 litro de etanol

Resultado de mais de sete anos de pesquisa, veículo foi testado nos Estados Unidos e será apresentado nesta semana na Fenasucro, feira do setor sucroenergético
Divulgação
Protótipo foi batizado de Popygua, que significa relâmpago em tupi-guarani
Compartilhar

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um projeto de carro que roda mais de 300 quilômetros com apenas 1 litro de etanol. A distância é maior que o equivalente a uma viagem de Fortaleza a Jijoca de Jericoacoara. O carro já foi testado nos Estados Unidos e será apresentado na 24ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética, a Fenasucro, nesta semana, em Sertãozinho, interior de São Paulo. As informações são do Estadão. 
 
O projeto foi desenvolvido, durante sete anos, por 18 estudantes de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foram estudados sistemas de direção e transmissão, motores, aerodinâmica, telemetria e materiais leves. Redução do atrito do veículo com solo e ar também foi verificado.
 
O professor Bruno Medeiros, que participou do projeto, disse ao Estadão que "não enfrentar trânsito, ter pouco peso dentro do carro e manter os pneus calibrados também são fatores importantes para o baixo consumo de combustível". Produzido com fibra de carbono, o carro tem dois metros de comprimento e 37 kg.
 
O veículo ainda é um protótipo, sem equipamentos presentes em um carro normal como câmbio e marchas. Não há previsão para produção em larga escala. Popygua, relâmpago em tupi-guarani, como é chamado, foi testado em Detroit, nos Estados Unidos, no ano passado.
 
Competições
 
Até chegar a Fenasucro, o protótipo passou por competições no exterior. O veículo representou o Brasil em eventos especializados em eficiência energética na categoria etanol. O consumo registrado foi de 316 quilômetros por litro, um recorde brasileiro. Neste ano, a equipe espera atingir a marca de 400 quilômetros por litro.
 
A Fenasucro reúne nesses quatro dias profissionais da área e potenciais compradores do Brasil e de mais 40 países. Mais de 30 mil visitantes devem passar pelo evento. A Feira deve gerar para o setor negócios na ordem de R$ 2,8 bilhões.
 
Redação O POVO Online

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia