Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
varejo 09/08/2016 - 09h54

Comércio varejista tem crescimento de 0,1% entre maio e junho

Apesar disso, o volume apresenta quedas na média móvel trimestral (-0,2%), na comparação de junho deste ano com junho de 2015 (-5,3%), no acumulado do ano (-7%) e no acumulado de 12 meses (-6,7%)
Agência Brasil
Consumidores fazem compras em supermercado
Compartilhar

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve crescimento de 0,1% na passagem de maio para junho. A alta veio após uma queda de 0,9% na passagem de abril para maio deste ano. O dado, da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), foi divulgado nesta terça-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar disso, o volume apresenta quedas na média móvel trimestral (-0,2%), na comparação de junho deste ano com junho de 2015 (-5,3%), no acumulado do ano (-7%) e no acumulado de 12 meses (-6,7%).

O crescimento de 0,1% na passagem de maio para junho foi influenciado por três das oito atividades pesquisadas pelo IBGE: tecidos, vestuário e calçados (0,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,8%).

Entre os cinco segmentos que tiveram queda, o destaque ficou com os equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-3,6%). As demais atividades tiveram as seguintes quedas: combustíveis e lubrificantes (-0,1%), supermercados, alimentos, bebidas e fumo (-0,4%), móveis e eletrodomésticos (-0,1%) e artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria (-0,2%).

Varejo ampliado
O chamado varejo ampliado, que também inclui os setores de materiais de construção e veículos, motos e peças, teve queda de 0,2% no volume de vendas, na passagem de maio para junho. Apesar de o setor de material de construção ter apresentado alta de 1,3%, o segmento de veículos recuou 1,3%.

O volume do varejo ampliado recuou 0,7% na média móvel trimestral, 8,4% na comparação com junho do ano passado, 9,3% no acumulado do ano e 10,1% no acumulado de 12 meses.

Receita nominal
A receita nominal do comércio varejista teve crescimento em todos os tipos de comparação, em junho: 0,9% na comparação com maio, 0,6% na média móvel trimestral, 6% na comparação com junho do ano passado, 4,5% no acumulado do ano e 3,4% no acumulado de 12 meses.

Já a receita do varejo ampliado teve quedas na comparação com maio (-0,2%), na média móvel trimestral (-0,1%), no acumulado do ano (-0,8%) e no acumulado de 12 meses (-2,1%). Na comparação com junho de 2015, a receita manteve-se estável.

Agência Brasil

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia