Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Nordeste 2030 20/06/2016 - 09h02

Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável

A ideia é mostrar que o Nordeste tem um papel importantíssimo no desenvolvimento do país
Compartilhar

O Tribunal de Contas da União (TCU) organizará, na terça-feira, 21, o encontro “Nordeste 2030 - Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável”. O encontro acontecerá no Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas (CAPGV), sede do Banco do Nordeste.

O evento foi idealizado pelo ministro José Múcio, relator do FiscNordeste. A ideia é mostrar que o Nordeste tem um papel importantíssimo no desenvolvimento do país. O encontro terá a presença dos governadores dos nove estados do Nordeste, do presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda e do vice-presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro.

A primeira parte do evento tem o tema “Antecipando o Futuro a partir de uma Visão de Longo Prazo” quando serão abordados, entre outros assuntos, o estado inteligente, economia do conhecimento, importância do planejamento de longo prazo em prol de resultados e análise e acompanhamento de riscos.

 A “Competitividade e Produtividade da Região Nordeste” será o próximo tópico, que abordará a infraestrutura, a educação e a inovação como vias para aumento de produtividade e competitividade. Também constarão desse item o aumento de produtividade, a exploração de recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.


Em sequência, o terceiro painel versará sobre “Reconstruindo a Confiança no Setor Público para a Implantação de Políticas Públicas Prioritárias em prol do Desenvolvimento Sustentável”. Desse tópico constam a importância do fortalecimento das instituições públicas, a regulação e a estabilidade dos contratos, além da construção de capacidades estatais para regulação e operação de projetos de infraestrutura.

Na segunda parte do evento, será debatido o tema “Financiamento do Desenvolvimento Regional, Sustentabilidade Fiscal e Visão Integrada dos entes federativos”. Os sub-temas relacionados são a integração entre planejamento e ações, adoção do conceito de territorialidade nas políticas públicas, empreendedorismo, boas práticas para o desenvolvimento regional e o papel do financiamento para a redução das desigualdades regionais.

Por último, serão apresentados “Desafios e Possíveis Soluções para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste”. Nesse tema será debatida a forma com que cada organização, seja pública ou privada, pode atuar na promoção do desenvolvimento sustentável da Região Nordeste.

Também estarão presentes os ministros do TCU José Múcio Monteiro, Augusto Nardes, Benjamin Zymler e o ministro substituto Marcos Bemquerer, além de representantes do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Em 2015, o TCU aprovou a construção de relatório sistêmico sobre o tema “Desenvolvimento – Recorte Nordeste”, o FiscNordeste. O trabalho tem o objetivo de produzir um relatório sistêmico, trazendo panorama dos principais desafios a serem superados em cada estado do Nordeste para o alcance do desenvolvimento sustentável da região.

 

Redação O POVO Online

> TAGS: Nordeste 2030
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia