O POVO


Direito do Consumidor

Procon: 76% das audiências virtuais são resolvidas

12/05/2016 | 13:59

Quando os casos não resultam em audiência, o órgão esclarece aos envolvidos sobre a relação de consumo e duplicidade na reclamação. Há também a possibilidade do problema ser resolvido antes mesmo de ser realizada a audiência por meio da Carta de Informações Preliminares (CIP).

As principais reclamações dos consumidores pela ferramenta são contra operadoras de telefonia fixa e móvel, bancos e fabricantes de aparelhos celulares. Problemas com escolas e faculdades particulares também estão entre os mais relatados.

Entenda

O consumidor e o fornecedor participam da audiência virtual por meio de uma videoconferência. Com a mediação do Procon Fortaleza, a conferência é gravada e transformada em arquivo virtual, anexada ao processo como peça de conciliação. Os consumidores podem realizar audiência sem a necessidade de se deslocar pessoalmente para as unidades físicas do Procon.

Pode abrir reclamação virtual o consumidor que residir em Fortaleza ou ser turista em trânsito. É necessário ter uma conta de usuário do Skype e uma webcam instalada no computador ou notebook. Após esta etapa, o consumidor recebe em seu e-mail uma senha provisória, para acessar o portal e cadastrar sua reclamação.
 
Serviço 
 
Realize o Atendimento Virtual pelo portal da Prefeitura de Fortaleza.

Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar pela nova ferramenta "Procon Acessibilidade".
 
Central de Atendimento ao Consumidor - 151 
Redação O POVO Online