[an error occurred while processing this directive] Nordeste tem maior aumento de inadimplentes no Brasil | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
17,7% 11/03/2016 - 11h25

Nordeste tem maior aumento de inadimplentes no Brasil

Compartilhar

O Nordeste foi a região do Brasil com o maior aumento no índice de inadimplência do consumidor. Quando se compara os meses de fevereiro de 2015 e 2016, a elevação foi de 17,7%, seguida da região Norte, onde foi observada 16,1% de alta. Já as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul tiveram aumento de 12,3%, 8,3% e 6,6%, respectivamente. A inadimplência do consumidor brasileiro teve alta de 3% no acumulado de 12 meses (março de 2015 a fevereiro de 2016). Os dados fazem parte de pesquisa do Boa Vista SCPC, divulgada nesta sexta-feira, 11.

Os fatores que têm influenciado para o atraso dos pagamentos são o aumento da desocupação no mercado de trabalho, a queda dos rendimentos, elevação dos juros e inflação elevada. Após três anos de estabilidade, a inadimplência dos consumidores finalmente dá sinais nítidos de que sua taxa deverá elevar-se de forma considerável em 2016.

Metodologia
Segundo o SPC, o indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

A partir de janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. Em virtude da Lei Estadual de São Paulo n° 15.659/2015, a partir de setembro de 2015 passou-se a usar como referência para este estado o número de cartas de notificação enviadas aos consumidores em vez dos números de débitos ativos na base do SCPC.

Redação O POVO Online 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia