Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO 15/02/2016 - 11h19

Ministério Público investiga cervejarias por falta de informações em produtos

Segundo o órgão, o consumidor tem direito à informação clara a respeito do produto que está consumindo, principalmente devido aos eventuais riscos à saúde do consumo de milho transgênico
BANCO DE DADOS/O POVO
Compartilhar

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) instaurou procedimento preparatório para apurar possíveis irregularidades praticadas pelos maiores fabricantes de cerveja do Brasil. A medida foi tomada a partir de representação feita ao MPF/GO em que é alegado o descumprimento, por parte das cervejarias, de determinações presentes em decreto presidencial que regulamenta a legislação sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas no País.

De acordo com o MPF, as cervejarias Ambev, Grupo Petrópolis, Heineken Brasil e Brasil Kirin não estariam especificando no rótulo da maioria de seus produtos informações, como nome do cereal substituto (adjunto cervejeiro) do malte de cevada e porcentagem do cereal que tenha sido utilizado na substituição do malte da cevada.

Segundo o órgão, o consumidor tem direito à informação clara a respeito do produto que está consumindo, principalmente devido aos eventuais riscos à saúde do consumo de milho transgênico, além de eventuais alergias a determinados produtos presentes nas fórmulas.

O MPF/GO expediu ofício ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento cobrando informações acerca da fiscalização feita sobre esses produtos, apontando eventuais irregularidades.


A lei

De acordo com o artigo 11 do decreto Nº 6.871, o rótulo da bebida deverá conter, em cada unidade, sem prejuízo de outras disposições de lei, em caracteres visíveis e legíveis, entre outros itens os ingredientes presentes na bebida, assim como o conteúdo, expresso na unidade de medida correspondente, de acordo com normas específicas.

Redação O POVO Online

> TAGS: mpf/go cervejas
Compartilhar
espaço do leitor
Marcos Severo 15/02/2016 11:46
A ANVISA deveria fazer a definição oficial de cerveja pelo percentual de cevada, assim como existe a de chocolate!!! Acredito que nenhum destes fermentados de milho seriam considerados cerveja!! A definição oficial de chocolate da Anvisa é a seguinte: "Chocolate: é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau, massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de cacau!!
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia