[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Percentual de famílias endividadas chega a 63,5% | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
em setembro 30/09/2015 - 10h41

Percentual de famílias endividadas chega a 63,5%

O cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívida por 77,9% das famílias, seguido de carnês e de financiamento de carro
Compartilhar

O percentual de famílias endividadas aumentou em setembro, alcançando 63,5% entre os 18 mil consumidores entrevistados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Este é o maior registro de endividamento em 2015 e, pela primeira vez este ano, supera o patamar do mesmo período de 2014, quando 63,1% das famílias declararam ter dívidas. Em agosto de 2015 esse percentual era de 62,7%.

O índice de famílias com dívidas ou contas em atraso também aumentou, tanto na comparação mensal – de 22,4% para 23,1%, quanto na anual, em relação aos 19,2% de setembro de 2014.

A proporção de famílias que relataram não ter condições de pagar suas dívidas em atraso registrou o maior patamar desde junho de 2011, alcançando 8,6% em setembro.

Para a CNC, a alta do custo do crédito e o cenário menos favorável do mercado de trabalho impactaram negativamente os indicadores de inadimplência. Adicionalmente, a percepção das famílias em relação ao seu nível de endividamento piorou. A parcela das que se declararam muito endividadas aumentou entre os meses de agosto e setembro, de 13,6% para 13,9%. Na comparação anual também houve alta. Em setembro de 2014 o percentual era 11,5%.

Entre as famílias endividadas, 35% afirmaram que estão com a renda comprometida com dívidas por mais de um ano, e 24,7% declararam que as dívidas são responsáveis por mais da metade de sua renda mensal.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia