[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Receita dos hotéis brasileiros registra dez anos de crescimento | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
PESQUISA 20/08/2015 - 12h10

Receita dos hotéis brasileiros registra dez anos de crescimento

Pesquisa da consultoria JLL mostra que mesmo diante de um cenário de baixo crescimento econômico, o desempenho operacional dos hotéis nacionais registrou crescimento em 2014; desvalorização do real favoreceu performance de resorts e do segmento de timeshare (tempo compartilhado)
Compartilhar

Pelo décimo ano consecutivo, os hotéis urbanos brasileiros, que incluem hotéis e flats, registraram crescimento do Revpar (receita por apartamento disponível) em 2014. Os dados são da pesquisa Hotelaria em Números, realizada há 22 anos pela consultoria JLL e que há cinco anos conta com a parceria do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

A pesquisa foi realizada com base em questionários respondidos por mais de 460 hotéis, resorts e flats sobre o desempenho operacional no ano de 2014.

O estudo apontou que o aumento da receita por apartamento, porém, foi mais modesto em 2014 do que nos anos anteriores, já que mesmo o impacto positivo da Copa do Mundo nos principais mercados hoteleiros nacionais não foi suficiente para compensar o fraco ritmo de crescimento da economia do país.

Outro fator que contribuiu para o crescimento mais lento do setor foi o aumento da oferta hoteleira, que fez baixar as taxas de ocupação. Considerando hotéis afiliados a redes hoteleiras nacionais e internacionais, o número de quartos aumentou 7,9% em relação a 2013. A JLL estima que o total de hotéis no Brasil atualmente é de 10.050 empreendimentos e 500.212 quartos.

A taxa de ocupação caiu um ponto percentual em relação a 2013, encerrando 2014 em 64,9%. Já o valor da diária média aumentou 2,9% em relação a 2013 e chegou a R$ 267 no final de 2014, enquanto a inflação no mesmo período foi de 5,9%, mostrando um crescimento mais moderado em comparação aos últimos cinco anos, em que as diárias cresceram acima da inflação.

Por outro lado, com a desvalorização do real em relação ao dólar a partir de 2013, o Brasil voltou a ser um destino turístico mais atrativo, cenário que beneficiou diretamente o desempenho dos resorts em 2014. Em comparação a 2013, o faturamento total dos resorts cresceu 33,4% e o resultado operacional bruto registrou aumento de 2,8 pontos percentuais.

expectativa

De acordo com a pesquisa a pressão inflacionária e o aumento do custo da energia também deverão impactar negativamente os hotéis este ano.

Ricardo Mader, diretor da JLL Hotels & Hospitality Group ressalta que a expectativa de recuperação da economia e a realização dos Jogos Olímpicos no Rio trazem perspectivas de melhora no desempenho dos hotéis já a partir de 2016.

Manuel Gama, presidente do FOHB, complementa: “De fato, de maio para cá, temos visto os nossos indicadores mais baixos do que o mesmo período do ano anterior. Entretanto, observamos que as redes têm mantido o otimismo na perspectiva de médio e longo prazo, porque seguimos com a expectativa de ter mais 400 novos empreendimentos até 2020, o que significa uma adição de 75.000 apartamentos de redes hoteleiras em todo o Brasil”.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia