[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Emprego industrial recua 1,0% em maio | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Diz IBGE 17/07/2015 - 09h58

Emprego industrial recua 1,0% em maio

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi ainda maior, de 5,8%. No ano, o emprego industrial acumula baixa de 5% e nos últimos 12 meses, de 4,4%.
Compartilhar

Pela quinta vez seguida, o emprego na indústria recuou. De abril para maio, a queda foi de 1%,  a mais intensa desde fevereiro de 2009 de acordo com  o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi ainda maior, de 5,8%.  No ano, o emprego industrial acumula baixa de 5% e nos últimos 12 meses, de 4,4%.


O pessoal ocupado na indústria recuou em relação a abril (-1,0%), na série com ajuste sazonal, e em relação a maio de 2014 (-5,8%), acumulando quedas no ano (-5,0%) e nos últimos 12 meses (-4,4%). O número de horas pagas também teve taxas negativas nessas quatro comparações (-1,3%, -6,6%, -5,6% e -5,1%) assim como o valor da folha de pagamento real (-3,7%, -9,7%, -5,9% e -4,2%).

 

Esses resultados refletem, especialmente, a diminuição de ritmo que marca a produção industrial desde o último trimestre de 2013, com redução de 9,7% desde outubro de 2013. Nesse mesmo período, o pessoal ocupado e do número de horas pagas também mostraram perdas: de -7,3% e de -8,2%, respectivamente. A evolução da média móvel trimestral reforça esse quadro: nas duas variáveis, seu desempenho é predominantemente negativo desde o fim do primeiro semestre de 2013.


Os sinais de menor dinamismo também ficaram evidentes no confronto do primeiro trimestre de 2015 com o acumulado do bimestre abril-maio de 2015, ambas as comparações contra iguais períodos do ano anterior, em que tanto o pessoal ocupado assalariado (de -4,6% para -5,6%) quanto o número de horas pagas na indústria (de -5,2% para -6,3%) acentuaram o comportamento negativo, acompanhando o movimento de queda na produção industrial, que passou de -5,9% para -8,3% no período.
Pessoal Ocupado Assalariado recuou 1,0%

 

 

Folha de pagamento


Em maio, o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria recuou 3,7% frente a abril, a segunda taxa negativa seguida, acumulando redução de 4,6%. O recuo nesse mês foi o mais intenso desde janeiro de 2013 (-5,3%).

Resultado do mês foi incluenciado pelo setor extrativo (-6%), acentuando a queda de 3,5% registrada no mês anterior, como da indústria de transformação (-2,6%), que permaneceu apontando recuo pelo quinto mês seguido.

Redação O POVO Online 

 

 

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia