[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Atividade do comércio cresce 0,6%, confiança cai | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
em maio 08/06/2015 - 10h49

Atividade do comércio cresce 0,6%, confiança cai

Os maiores crescimentos foram registrados nos grupos dos tecidos, móveis e supermercados. Outros três segmentos apresentaram queda. A Índice de Confiança do Empresário do Comércio registrou variação de -0,2% em maio
ACERVO O POVO
No acumulado do ano até agora, a atividade varejista avançou 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado
Compartilhar

O movimento dos consumidores nas lojas em maio deste ano avançou 0,6% em relação ao mês de abril, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 3,4% na atividade do comércio. É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

No acumulado do ano até agora, a atividade varejista avançou 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado (de janeiro a maio). Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento do custo do crediário, a baixa disposição do consumidor em contrair novas dívidas, a alta da inadimplência e da inflação estão prejudicando o dinamismo da atividade varejista neste ano de 2015, mantendo-a com baixo ritmo de crescimento.

A maior retração do consumidor nas lojas em maio ocorreu no segmento de veículos, motos e peças, o qual recuou 1,9% frente abril. Também observou-se retração de 0,8% no setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios em maio/15. Na direção contrária, houve elevações modestas no movimento dos consumidores nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (+0,4%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (alta de 0,3%). Já os segmentos de combustíveis e lubrificantes (+1,6%) e de material de construção (+2,4%) registraram expansões mais significativas.

No período acumulado de janeiro a maio de 2015, três setores estão com crescimento e três com queda. No campo positivo tivemos as altas de 6,2% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; de 4,6% em móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática; e de 1,5% nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Já no território negativo, observamos recuos de 12,2% no segmento de veículos, motos e peças; de 7,9% em combustíveis e lubrificantes; e de 10,1% no segmento de materiais de construção.

Índice de confiança

Dados de maio do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que, embora ainda não se possa apontar uma tendência de recuperação do nível de confiança do comércio, a expectativa é que a segunda metade do ano seja melhor tanto para o setor quanto para a economia. Essa eventual recuperação, no entanto, não deverá impedir que o setor registre, em 2015, seu pior desempenho em 12 anos.

Em maio o Icec registrou variação de -0,2% ante abril, já descontados os efeitos sazonais. Essa foi a menor queda mensal do indicador desde setembro do ano passado. E pela primeira vez nesse período o subíndice relativo às expectativas registrou resultado mensal positivo (+1,0%). Entretanto, mesmo com a alta de 1% nas expectativa, a avaliação das condições correntes registrou queda de 3,4%, bem como as intenções de investimentos, de 2,9%.

Diante do cenário recessivo, a CNC projeta que, pela primeira vez desde 2007, o nível de ocupação no comércio varejista deverá registrar retração anual (-0,7% ante 2014). Para o varejo restrito, a expectativa da Confederação é que, pela primeira vez em 12 anos, o volume de vendas do varejo recue 0,4%. Já o varejo ampliado, que apropria as vendas de veículos e peças e de materiais de construção, deverá, ao final do ano corrente, apurar o seu pior resultado (-6,0% ante 2014) em toda a série histórica do indicador, iniciada em 2004.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia