[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Pesquisa revela que 79% dos consumidores parcelam as compras | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
SPC 21/05/2015 - 19h34

Pesquisa revela que 79% dos consumidores parcelam as compras

A pesquisa realizada pelo SPC mostra que o País tem 53,8 milhões de endividados
Compartilhar

A pesquisa nacional, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), confirma que 79% dos brasileiros costumam comprar parcelado. Pagando a prazo, o valor total é dividido de acordo com as condições do lojista e do consumidor, com ou sem juros.

Foram ouvidas 642 pessoas das 27 capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais e a confiança é de 95%.

A pesquisa constata que quase metade dos entrevistados (46%) não tem medo do grande número de parcelas, diferente dos 21% que atestaram não comprar dessa forma. Segundo especialistas, o grande problema do consumidor é não conseguir vislumbrar os custos a longo prazo.

Vanderson Aquino, consultor de finanças pessoais, diz que o erro é não fazer “fluxo de caixa”. A falta desse cuidado é um dos principais motivos pelo qual 53,8 milhões de brasileiros estão com restrição no SPC e Serasa.

Sayonara de Oliveira, 26, parou de usar cartão de crédito porque chegou a ultrapassar o limite. A estudante diz que o episódio decisivo ocorreu em 2013, quando a fatura veio o dobro do que ganhava na época. “Hoje prefiro pagar a vista porque tenho controle do saldo”, diz.

O caso mais recorrente é de quem compra tanto a vista como a prazo. Para Lucas Almeida, 21, a “vantagem de comprar parcelado é poder realizar outras compras”. O auxiliar administrativo diz que prefere pagar a vista quando o desconto é vantajoso.

Financiamento

Existe também o chamado financiamento de parcela, que exige o “menor valor” no mês e cobra taxas de juros maiores posteriormente.

Sulamita dos Santos, 38, já precisou negociar um parcelamento atrasado, mas se arrependeu. “Foi uma má decisão. Paguei quatro vezes o valor”, diz a empresária. Em casos assim, é comum que pessoas busquem consultoria financeira, além de pessoas que estão “na linha de investimentos”.

Quadro - Dicas para quem vai comprar parcelado

Vanderson Aquino, consultor de finanças pessoais.

1 - Precisa saber se a compra é indispensável.
2 - Verificar se realmente há condições de fazer o pagamento.
3 - Somar o novo valor que será parcelado com as demais que já estão programadas.
4 - Verificar se tem estabilidade financeira a longo prazo.
5 – Verifique se o valor a vista não sai mais em conta do que o produto parcelado.

Como reduzir o endividamento

Lembre-se que todos os gastos precisam ir para o papel. O primeiro passo é organizar as dívidas. Verifique o que é possível pagar e o que não é. Depois disso, é preciso negociar com os bancos aquelas dívidas que vai poder pagar.

Rubens Rodrigues, especial para O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia