[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Juro do cartão de crédito chega aproximo de 300% ao ano | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
anefac 11/05/2015 - 12h50

Juro do cartão de crédito chega aproximo de 300% ao ano

As taxas de juros das operações de crédito voltaram a crescer em abril, esta é a quarta elevação em 2015 e sétima alta consecutiva
Compartilhar


Risco de inadimplência, cenário econômico e elevação da Selic motivaram crescimento no índice de operações de crédito. A taxa de juros do cartão de crédito subiu de 12,02% ao mês ou 290,43% ao ano em março, para 12,14% ao mês ou 295,48% ao ano no mês de abril, os dados são da pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

A taxa de abril é a maior desde março de 1999, quando atingiu a marca de 13,45% ao mês ou 354,63% ao ano.

Para o coordenador da pesquisa e diretor executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, estas elevações podem ser atribuídas ao cenário econômico que aumenta o risco de inadimplência.

"Esta situação se baseia no fato dos índices de inflação mais elevados, aumento de impostos e juros maiores reduzirem a renda das famílias. Agregado ao baixo crescimento econômico, o que deve contribuir para o crescimento dos índices de desemprego. Tudo isto somado e o fato de que as expectativas para 2015 são igualmente negativas quanto a todos estes fatores, há a tendência de levar as instituições financeiras a aumentarem suas taxas de juros para compensar prováveis perdas com a elevação da inadimplência", afirma.

Pessoa Física
Das seis linhas de crédito pesquisadas, todas tiveram suas taxas de juros elevadas no mês (juros do comércio, cartão de crédito rotativo, cheque especial, CDC-bancos-financiamento de veículos, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras).

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação de 0,06 ponto percentual no mês (1,48 pontos percentuais no ano) correspondente  a uma elevação de 0,89% no mês (1,25% em doze meses) passando a mesma de 6,71% ao mês (118,00% ao ano) em março/2015 para 6,77% ao mês (119,48% ao
ano) em abril/2015 sendo esta a maior  taxa de juros desde julho/2011.

Pessoa Jurídica
Das três linhas de crédito pesquisadas, todas foram elevadas no mês. A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma elevação de 0,08 ponto percentual no mês (1,47 ponto percentual em doze meses) correspondente a uma elevação de 2,06% no mês (2,53% em doze meses) passando a mesma de 3,89% ao mês (58,08% ao ano) em março/2015 para 3,97% ao mês (59,55% ao ano) em abril/2015 sendo esta a maior taxa de juros desde novembro/2011.

Perspectiva para os próximos meses
De acordo com a pesquisa o cenário econômico atual  aumenta o risco de elevação dos índices de inadimplência, bem como as prováveis novas elevações da taxa básica de juros frente a uma inflação mais elevada, a tendência é de que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevada nos próximos meses.

Redação O POVO

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia