[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] IPC-S desacelera em cinco das sete capitais pesquisadas | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
fgv 03/03/2015 - 09h38

IPC-S desacelera em cinco das sete capitais pesquisadas

A maior variação de preços foi registrada em São Paulo e a menor em Brasília
Compartilhar

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da última semana de fevereiro desacelerou em relação à semana imediatamente anterior fechando em queda em cinco das sete capitais pesquisadas.

O IPC-S é uma versão do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). O IPC mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços componentes de despesas habituais de famílias com nível de renda situado entre 1 e 33 salários mínimos mensais. Sua pesquisa de preços se desenvolve diariamente, cobrindo sete das principais capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

O IPC-S baseia-se em um sistema de coleta quadrissemanal, com encerramento em quatro datas pré-estabelecidas (07, 15, 22 e 31). Apesar de a coleta ser semanal, a apuração das taxas de variação leva em conta a média dos preços coletados nas quatro últimas semanas até a data de fechamento

Divulgado nesta terça-feira, 3, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), o IPC-S fechou a semana encerrada no último dia 28 com variação de 0,97%, resultado 0,11 ponto percentual inferior aos 1,08% da semana encerrada no último dia 22.

A desaceleração revela queda em cinco das sete capitais envolvidas na pesquisa. O Rio de Janeiro registrou variação de 0,79%, uma queda de 0,11 ponto percentual em relação aos 0,90% da semana imediatamente anterior.

A maior variação de preços foi registrada mais uma vez em São Paulo, onde a taxa caiu de 1,52% para 1,16%, retração de 0,36 ponto percentual entre uma semana e outra. As outras três capitais com taxas inferiores ao IPC-S anterior foram Brasília (de 0,94% para 0,92%); Recife (de 1% para 0,95%); e Belo Horizonte (de 1,24% para 1,12%).

Tiveram resultados maiores que o resultado anterior as seguintes cidades: Salvador (de 0,83% para 0,93%); e Porto Alegre (de 0,74% para 0,84%).

Agência Brasil

> TAGS: capitais ipc-s queda
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia