[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Governo anuncia minipacote 'Bem Mais Simples' para MPEs | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
NOVIDADE 26/02/2015 - 12h29

Governo anuncia minipacote 'Bem Mais Simples' para MPEs

Entre as ações, a com maior impacto passa pela alteração das regras para abrir e fechar negócios. Entre as ações, a com maior impacto passa pela alteração das regras para abrir e fechar negócios. A nova regra deve impactar em pelo menos 1,2 milhão de empreendimentos considerados 'mortos-vivos'
{'grupo': 'Da Reda\xe7\xe3o O POVO', 'id_autor': 18795, 'email': 'teresafernandes@opovo.com.br', 'nome': 'Teresa Fernandes '}
Teresa Fernandes teresafernandes@opovo.com.br
Compartilhar

O governo federal anuncia nesta quinta-feira, 26, um minipacote para aliviar parte do peso burocrático que recai sobre as micro e pequenas empresas do País.

O "Bem Mais Simples Brasil" é composto por medidas voltadas à desburocratização para acelerar o fechamento de empresas e à criação de um registro único de pessoas físicas.

O objetivo do programa é reduzir a burocracia e tornar mais simples a relação dos cidadãos e das empresas com o poder público.

De acordo com o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, o projeto deve unificar o cadastro e a identificação do cidadão, com o avanço da tecnologia eliminar as exigências desnecessárias, ter um banco de informações para consulta sobre os cidadãos, dar acesso aos serviços públicos em um só lugar e resgatar a fé da palavra do cidadão substituindo documentos por declarações pessoais.

A expectativa é que as medidas reduzam burocracia e tragam ganho de tempo e dinheiro. Atualmente o tempo médio para abertura de uma empresa é de 83 dias e com o projeto a meta é cair para 5, a partir de junho deste ano. O fechamento do negócio era ainda mais lento. O empreendedor poderia levar de oito meses a um ano.

Já com o fechamento de empresas que vigora a partir desta quinta-feira, 26, o governo colocou fim à exigência da certidão negativa. A nova legislação transfere os débitos da empresa, no ato do encerramento, para o CPF dos sócios. O empresário pode requerer o fechamento da empresa na Junta Comercial ou no portal do Simples Nacional (www.empresasimples.org.br).

“O Brasil tem que sair do que é complicado, do que afasta porque o brasileiro busca soluções alternativas longe do ideal.” ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos

Durante a apresentação do "Bem Mais Simples Brasil" a presidente Dilma Rousseff lembrou que em 2007, o Simples também foi uma reforma tributária para as micro e pequenas empresas, com a união de oito tributos em um único boleto.

"Estamos em processo de simplificação. A experiência do super simples é um exemplo disse. Todo o esforço é grande e complexo”, afirmou Dilma.

Com agências, colaborou Luciana Castro

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia