[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Movimento do comércio abre 2015 com alta de 0,8% | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Boa Vista SCPC 23/02/2015 - 12h25

Movimento do comércio abre 2015 com alta de 0,8%

Compartilhar

O movimento do comércio cresceu 0,8% em janeiro (expurgados os efeitos sazonais) de acordo com dados nacionais do varejo, apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na análise contra o mesmo mês do ano anterior houve queda de 1,2%. Já na variação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2015 até janeiro de 2015 contra os 12 meses antecedentes) houve elevação de 3,4%, desacelerando 0,5 p.p. com relação a dezembro, mantida a base de comparação.

Apesar da elevação marginal, houve forte desaceleração na tendência do indicador, desde meados do segundo semestre de 2014, acompanhando o resultado oficial para o setor varejista – medido pelo IBGE. Para 2015, levando em conta os fatores macroeconômicos, principalmente elevação de juros e tributos, a expectativa da Boa Vista SCPC é de que as vendas varejistas registrem patamar próximo de 1,5%, abaixo, portanto, do aferido em 2014.

Setores
O setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 1,4% na variação mensal, descontados efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação interanual elevou-se em 0,9%, enquanto na variação acumulada em 12 meses houve alta de 4,5%.
A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 2,7% no mês, expurgados efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, houve queda de 0,5% em janeiro de 2014. Nos dados acumulados em 12 meses houve alta de 4,7%.
 
A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 1,2% em janeiro, na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, houve alta de 0,4% na variação contra o mesmo mês do ano anterior. Já na análise acumulada em 12 meses houve interanual houve elevação de 2,2%.
 
Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” caiu 0,2% em janeiro, nos dados dessazonalizados. Na série sem ajuste por sazonalidade, houve queda de 3,4% na variação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, enquanto a tendência de longo prazo (acumulados em 12 meses), a série o setor apresentou elevação de 6,3%.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia