[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Atividade econômica de dezembro aponta estagnação em 2014 | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Serasa Experian 13/02/2015 - 09h19

Atividade econômica de dezembro aponta estagnação em 2014

A queda de 0,2% na atividade econômica em dezembro é o pior resultado desde 2009
Compartilhar

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) exibiu queda de 0,2% em dezembro/14, descontado os devidos ajustes sazonais, repetindo o mesmo ritmo de retração observado no mês imediatamente anterior (novembro/14). Com este resultado, o crescimento da atividade econômica foi nulo durante o ano de 2014, sendo este o pior resultado desde 2009 quando, em função dos impactos da crise financeira internacional, a economia brasileira registrou retração de 0,3%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a escalada das taxas de juros, o aumento do dólar e da inflação e a queda dos índices de confiança tanto de empresários quanto de consumidores, pesaram negativamente sobre a economia brasileira em 2014, sem contar a perda de dinamismo acarretada pela realização da Copa do Mundo no meio do ano.

A indústria foi o grande destaque negativo da atividade econômica no ano passado, retraindo-se 1,9% perante o desempenho verificado em 2013. Já o setor de serviços conseguiu encerrar o ano de 2014 no azul, porém registrando uma alta de apenas 0,8%. Por fim, o setor agropecuário foi o que exibiu o melhor desempenho durante o ano passado, crescendo 1,6% comparativamente ao ano de 2013 tendo em vista a safra recorde de grãos produzida no ano passado (192,8 milhões de toneladas, segundo o IBGE).

A forte retração de 8,3% dos investimentos, decorrente da perda da confiança dos agentes econômicos quanto ao cenário prospectivo da economia brasileira, foi o principal destaque negativo do ano de 2014. Também o setor externo, com as exportações de bens e serviços recuando 1,3% e com as importações caindo 1,2%, não exibiu desempenho favorável no ano passado. Por outro lado, o consumo das famílias encerrou o ano passado acumulando alta de 0,9%. Mas, apesar de ter terminado no azul, foi o desempenho mais fraco em 11 anos, superando apenas o tombo de -0,8% de 2003. Por fim, o consumo do governo registrou elevação de 1,5% no ano passado.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia