[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Estudo indica leve melhora no clima econômico mundial | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
FGV 12/02/2015 - 12h17

Estudo indica leve melhora no clima econômico mundial

Compartilhar

No plano mundial, há uma leve melhora no ambiente econômico, em contraste com o clima econômico dos países latino-americanos, que registra piora. E o que mostra o Índice de Clima Econômico (ICE), divulgado nesta quinta-feira, 12, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O estudo foi elaborado em parceria com o Instituto Alemão IFO, tendo como fonte de dados a IFO World Economic Survey (WES).

O estudo conclui que essa “relativa estabilidade” do resultado mundial reflete duas tendências opostas: nos Estados Unidos, após interrupção da trajetória de alta em outubro de 2014, o ICE voltou a crescer, de 121 pontos para 131 pontos, enquanto na União Europeia, o anúncio pelo Banco Central Europeu de uma política monetária expansionista fez com que todos os indicadores melhorassem, levando o ICE a avançar de 104 para 113 pontos.

Em contrapartida, a China, segunda maior economia mundial, registrou queda no ICE puxada pela piora nas expectativas. No Japão e na Índia, o clima econômico apresentou melhora. No entanto, dado o peso da China no Continente Asiático, o clima econômico não mudou na região entre as sondagens de outubro de 2014 e janeiro de 2015. Entre os países do Brics, a Rússia apresenta o pior ICE.

O estudo recomenda, no entanto, que os resultados desta edição da pesquisa “devem ser tomados com cautela” na medida em que, na sondagem anterior, a piora do clima econômico mundial puxado pelas expectativas sugeria piora do cenário mundial.

Na avaliação do indicador IFO/FGV,  “uma recuperação mais consistente da economia mundial dependerá do resultado da Europa e da evolução da economia chinesa". Os dados mostram que os Estados Unidos, em situação mais confortável, são uma exceção neste cenário de incertezas.

A Sondagem Econômica da América Latina, com foco regional, serve ao monitoramento e antecipação de tendências econômicas, com base em informações prestadas trimestralmente por especialistas nas economias de seus respectivos países. A pesquisa é aplicada com a mesma metodologia – simultaneamente – em todos os países da região, método que, segundo os responsáveis, “permite a construção de um ágil e abrangente retrato da situação econômica de países e blocos econômicos”.

Em janeiro de 2015, foram consultados 1.071 especialistas econômicos em 117 países, dos quais 133 da América Latina. A pesquisa gera informações tanto de natureza qualitativa quanto quantitativa. O Índice de Clima Econômico (ICE) é o indicador-síntese, composto por dois quesitos de natureza qualitativa, o Índice da Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativas (IE), que tratam, respectivamente, da situação econômica geral do país no momento e nos próximos seis meses.

Agência Brasil

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia