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O Ranking das Instituições por Índice de Reclamações apresenta o desempenho consolidado de bancos, financeiras e administradoras de consórcio no segundo semestre de 2014.
A instituição já divulga mensalmente a relação de bancos com maior número de reclamações informou nesta segunda-feira, 2, que apresentará também os dados semestrais consolidados.
A lista é formada a partir das reclamações do público sobre assuntos regulados pelo Banco Central(BC), que são julgadas procedentes.
O grupo BMG é o campeão de reclamações, com 79% a mais de queixas do que o segundo colocado, o conglomerado Santander.
Os bancos públicos, Caixa Econômica e Banco do Brasil, ocupam a 5ª e 8ª posição respectivamente. Com menos reclamações, é o Banco do Nordeste (BNB), é o último colocado.
O ranking é interativo e permite realizar simulações usando diversas variáveis. O índice semestral representa o número de reclamações de cada instituição financeira ou administradora de consórcio para cada grupo de um milhão de clientes.
Os principais motivos de reclamações foram irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade, com 1.915 queixas procedentes, e o débito em conta de depósito não autorizado, com 1.806 reclamações.
A restrição à realização de portabilidade de operação ficou terceiro lugar, com 1.660 queixas. Por fim, a cobrança de tarifa por serviços não contratados e insatisfação com a resposta recebida de reclamação vieram em quarto e quinto lugares, respectivamente, com 838 e 679 reclamações. No total, houve 16.076 queixas procedentes no segundo semestre do ano passado.
A divulgação tem o objetivo de contribuir para a transparência das ações do BC, trazendo ao conhecimento da sociedade a quantidade de reclamações que foi processada, analisada e encerrada pelo BC em cada período
Clique para acessar o ranking.
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