[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] MPF discutirá implantação da reserva indígena e impactos da perda da refinaria | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
PREMIUM II 30/01/2015 - 13h00

MPF discutirá implantação da reserva indígena e impactos da perda da refinaria

A reunião também analisará possíveis impactos da suspensão do projeto da Refinaria Premium II para a reserva
Compartilhar

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) realizará reunião, dia 9 de fevereiro na sede do MPF/CE, com os índios Anacés para discutir problemas relacionados à implantação da Reserva Indígena Taba dos Anacés, na Região Metropolitana de Fortaleza. A reunião também deve avaliar possíveis impactos da suspensão do projeto da Refinaria Premium II para a reserva.

Lideranças indígenas informaram ao MPF que as obras estariam causando danos ao meio ambiente, por conta de aterramento de uma lagoa. Também relataram irregularidades em dimensões das residências, utilização de materiais de baixa qualidade nas obras e que equipamentos de seguranças não estariam sendo utilizados por trabalhadores contratados pela empreiteira.

A implantação da reserva indígena ficou definida em termo de compromisso assinado, em novembro de 2013, pelo MPF, Petrobrás, Governo do Estado, Funai, Governo Federal e Comunidades Indígenas Anacé de Matões e Bolso.

Premium II

O MPF/CE vai cobrar do Governo explicações sobre os valores investidos, direta e indiretamente, em função do projeto da Refinaria Premium II. Que conforme anunciado pela Petrobras na última quarta-feira, 28, a empresa decidiu encerrar os investimentos na implantação das refinarias Premium I (no Maranhão) e Premium II (no Ceará).

“O MPE informa que vai esperar o Governo do Estado ser notificado oficialmente pela Petrobras acerca do fim do projeto da Refinaria para, então, cobrar do Governo quanto foi investido em infraestrutura e que medidas o Estado vai tomar para ser ressarcido. A partir disso, vai tomar as providências”, afirmou o MPE, em nota enviada ao O POVO.

Quanto à responsabilidade jurídica da Petrobras, o Ministério Público Federal (MPF) informou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) tem a competência para se debruçar sobre os contratos e verificar se a Petrobras descumpriu algum acordo. Sobre o investimento de R$ 596 milhões que a Petrobras disse ter feito na refinaria, o MPF declarou também em nota que não pode afirmar se haverá responsabilização por não ter avaliado o caso.

Saiba Mais
O termo de compromisso assinado prevê a implantação da reserva numa área de 543 hectares, com a construção de 163 casas para as famílias Anacé, além de água, energia, posto de saúde e escola indígena, com recursos do governo estadual e da Petrobras, totalizando R$ 30 milhões.

A reunião deve acontecer no próximo dia 9 de fevereiro, às 14 horas, na sede do Ministério Público Federal no Ceará

Redação O POVO Online
 

Compartilhar
espaço do leitor
João Batista De Albuquerque Nogueira 01/02/2015 10:38
A Dilma passou a ser a nova mudinha do Brasil. Vai ter coragem de justificar o ato de malandragem para os cearenses? Afinal, nas duas últimas eleições, ela prometeu a construção da refinaria.
João Batista De Albuquerque Nogueira 01/02/2015 10:35
Espero que os cearenses aprendam que o PT não tem moral e prega mentira o tempo todo e deixem de votar nesse partido de malandros...
Vagner Viana 31/01/2015 08:40
... seriam punidos severamente. Num circunstância como essa, seria extremamente justo, a aplicação de prisão perpétua ou pena de morte... Os males que esse políticos e governantes, tem dimensão catastróficas gigantesca, se comparados aos bandidos comuns, que rouba, mata etc.
Vagner Viana 31/01/2015 08:38
... somos nós, com o sacrifício da nossa saúde, educação, segurança, bem-estar social etc. Isso feito num País sérios, os responsáveis por essa bandalheira, robalheira...
Vagner Viana 31/01/2015 08:37
Depois do Estado do Ceará investir milhões na infraestrutura dessa refinaria, a Petrobras vem com essa história de encerrar o projeto. Há vários anos essa refinaria vem sendo protelada, usada como instrumento político, pelo PT, que enganou o Povo do Ceará. É evidente, que quem vai pagar o prejuízo..
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia