[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Mudanças no Seguro Desemprego foram planejadas antes da eleição | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
BENEFÍCIOS 26/01/2015 - 11h25

Mudanças no Seguro Desemprego foram planejadas antes da eleição

Após afirmar que não tocaria nos benefícios trabalhistas "nem que a vaca tussa" durante a campanha, o anúncio de alteração na concessão dos benefícios aconteceu já em dezembro de 2014, logo após o resultado das eleições
Compartilhar

As mudanças na concessão de benefícios trabalhistas, como o Seguro Desemprego, já davam o que falar antes de terem sido anunciadas. Ainda durante a campanha eleitoral para presidência da república, a defesa dos direitos trabalhistas era bandeira da campanha para reeleição de Dilma Rousseff, que chegou a citar que não mexeria nos direitos dos trabalhadores "nem que a vaca tussa".

Já no mês de dezembro, logo após as eleições, o ministro da casa civil, Aloizio Mercadante, anunciou as medidas que alteram regras do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e da Previdência Social, aumentando o rigor para a concessão do abono salarial, do seguro-desemprego, do seguro-defeso dos pescadores artesanais, a pensão por morte e o auxílio-doença. O objetivo, segundo ele, economizar R$ 18 bilhões ao ano a partir de 2015.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, um integrante do governo teria afirmado que as novas regras foram definidas em 2014, antes mesmo das eleições. "Em agosto, o governo reduziu em R$ 8,8 bilhões a previsão do gasto com o abono salarial para este ano. A revisão consta do PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2015, enviado naquele mês pelo Planalto ao Congresso", cita o jornal.

De acordo com a publicação, o integrante disse que os cálculos para a redução dos gastos foi feita com base nas regras que foram anunciadas após o resultado das eleições.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, as alterações devem diminuir o acesso ao benefício em 26,58% dos trabalhadores, levando em conta a base de dados do benefício em 2014.

No ano passado, 8.553.733 trabalhadores requereram o Seguro Desemprego com base nas regras antigas. Se as novas regras fossem aplicadas neste mesmo universo de pessoas, o que se configura um cenário real de requisição do benefício, já que nem todos os trabalhadores que se desligam dos empregos recorrem ao Seguro, 2.273.607, ou seja, 26,58% das pessoas não receberiam o benefício.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Átila Teles 26/01/2015 19:16
Essas mudanças deviam ter ocorrido a muito mais tempo. Tinha muito desocupado trabalhando 6 meses só para garantir um dinheirinho do seguro desemprego.
Antonio Pinheiro 26/01/2015 15:35
Imaginem sem a "contabilidade criativa"? É a treva! hauhauhauahauh
Antonio Pinheiro 26/01/2015 15:33
Agueeeeeeeeeeeeeeeenta canelau! Eu quero mais, muito mais! Quero ver a chibata comendo no couro do canelau ignaro, sem choro! hauhauahuahauahua
Antonio Pinheiro 26/01/2015 15:32
E a lorota do pleno emprego? O canelau acreditou! hauhauahuahauahu
Antonio Pinheiro 26/01/2015 15:32
Apenas no ano passado 8.553.733 de desempregados? huahauhauahuahauhauah
Ver mais comentários
6
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia